sexta-feira, novembro 22, 2024
23.8 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

‘PT quer unificar a federação e abre conversa com o Psol’, diz Babá

Candidato em Vila Velha e Célia Tavares (Cariacica) reuniram a militância e movimentos populares

O ex-vereador João Batista Gagno Intra, o Babá, pré-candidato do PT à Prefeitura de Vila Velha nas eleições de outubro, afirmou que trabalha para unificar a Federação “Brasil da Esperança”, formada com o PV e o PCdoB, e, ao mesmo tempo, abre canal de conversa com o Psol, federado com a Rede Sustentabilidade, articulação que envolve a cúpulas do partido no Espírito Santo, que compareceram ao lançamento de sua candidatura nesse domingo (16), na Prainha.

“Quando a militância acredita e vai para a rua, as coisas acontecem”, disse Babá, e ressaltou: “Todos os mandatos do PT, federal e estadual, se fizeram presentes”.

O evento em Vila Velha, o segundo na Grande Vitória nesse final de semana, ocorreu depois do ato que formalizou a pré-campanha da professora Célia Tavares à Prefeitura de Cariacica, no sábado (15), com a participação de dirigentes do partido e da deputada estadual Camila Valadão (Psol), que concorre em Vitória.

A líder do Psol, ao contrário do que acontece na Capital, pelo menos no primeiro turno, afirmou em redes sociais: “Hoje estive junto com a nossa militância do Psol de Cariacica no lançamento da pré-candidatura de Célia Tavares para a prefeitura. Nossa militância está animada para apresentar um projeto popular e de esperança para a população cariaciquense!”.

Babá avalia que os dois eventos tiveram “uma participação grande de lideranças do movimento popular, cultural e ambiental. A militância abraçou a campanha”. Ele destaca a participação do ex-deputado estadual Claudio Vereza, militante histórico do PT, que serás “um dos mais importantes a impulsionar a nossa campanha”.

Destaca que “até agora, os pré-candidatos que se apresentaram, com exceção do Psol, são de direita e extrema direita, e disputam entre si a chancela do bolsonarismo” – o prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), Coronel Ramalho (PL), o ex-prefeito Neucimar Fraga (PP) e Maurício Gorza (PSDB).

Para ele, a candidatura “reafirma a importância de um governo democrático e popular, que busca se aliançar aos movimentos da cidade que lutam pela proteção do meio ambiente como patrimônio público e necessário a vida e à saúde”.

Apontando foco nos empreendedores das periferias que “lutam e trabalham sem apoio do poder publico”, Babá afirma a construção de “uma gestão pública digital com participação democrática e popular e a cidade inteligente e sustentável. Investir pesadamente para modernizar a gestão, tornando-a de resultados para a população e para os empreendedores, atraindo novas empresas para Vila Velha”.

Ele enfatiza a aproximação com as implementações do governo Lula, que darão o mote à campanha. “Somos uma candidatura de esquerda e vamos buscar sensibilizar os eleitores que votaram em Lula nas eleições de 2022, bem como nos parlamentares do PT e da Federação Brasil da Esperança”. 

Redes Sociais

 Em Cariacica, a professora Célia Tavares enfrenta o mesmo adversário de 2020, o atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Euclério, eleito com 58,69% dos votos contra 41,31% de Célia, tem o apoio do governador Renato Casagrande (PSB) e realizou também nesse sábado grande evento do seu partido, com a participação de várias lideranças.

“Em 2022, derrotamos Bolsonaro e afirmamos que era necessário derrotar o bolsonarismo em Cariacica; e 2024 essa luta continua. Vamos derrotar a extrema direita!”, afirmou Célia, que defende “políticas públicas por gestão democrática na educação e na saúde, e por mais respeito ao servidor público municipal”.

Mais Lidas