sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Jogo eleitoral em Venda Nova do Imigrante segue congestionado

Oito pré-candidatos procuram se viabilizar; Rafael Monteiro oficializou o palanque bolsonarista

Redes Sociais

Faltando pouco mais de um mês para o fim do prazo final das convenções partidárias, oito pré-candidatos a prefeito de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Estado, ainda buscam se viabilizar para as eleições de outubro deste ano. Um deles, Rafael Monteiro (PL), lançou recentemente sua pré-campanha.

O evento contou com figuras de expressão do bolsonarismo nacional e estadual, incluindo os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Evair de Melo (PP) e Gilvan da Federal (PL), além dos deputados estaduais Callegari e Lucas Polese (ambos do PL). Parte desses parlamentares de extrema direita também rodou por outros eventos de lançamento do Partido Liberal (PL) realizados na semana passada em cidades do Espírito Santo.

Rafael Monteiro concorreu na disputa majoritária de 2020 e ficou em quarto lugar, com 16,37%. Psicólogo forense do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), ele foi candidato a deputado federal em 2018 e a deputado estadual em 2022 – nesse último pleito, foi o terceiro mais votado de Venda Nova e ficou como suplente.

Nas eleições de outubro deste ano, Monteiro representará novamente a extrema direita num município que deu 74% dos votos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Para compor a chapa como vice, são especulados nomes ligados ao deputado federal Evair de Melo (PP), mas ainda não há uma definição.

O atual prefeito, Paulinho Minetti (PP), segue em dúvida se conseguirá ou não se candidatar este ano. Minetti era vice-prefeito em 2019, quando assumiu a prefeitura após o falecimento do então prefeito, Braz Delupupo (ex-DEM). Em 2020, elegeu-se para um novo mandato. Agora, aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o caso do ex-prefeito de Cachoeira dos Índios (PB), Allan Seixas de Souza, semelhante ao seu e que terá repercussão geral.

De olho na situação do prefeito, Pimenta, agricultor e ex-vereador por três mandatos, disputa a indicação do Progressistas (PP) para entrar na corrida pela prefeitura este ano. Em 2020, ficou em terceiro lugar na eleição para prefeito, com 18,77% dos votos. Em 2022, se candidatou a deputado estadual, ficando como suplente – foi o mais votado para o cargo em Venda Nova.

Quem também procura se viabilizar nas eleições de outubro deste ano é Dalton Perim, que ficou em segundo lugar em 2020, com 29,73% dos votos. Dalton foi prefeito de Venda Nova por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016, e também presidiu a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Associação do Hospital Padre Máximo.

Com histórico no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Dalton Perim migrou para o Republicanos em meio à crise do MDB no Estado. Oficializou sua nova pré-candidatura a prefeito no último mês de março, ao lado do presidente do Republicanos capixaba, o ex-deputado estadual Erick Musso. O médico Orlando Filetti Filho (PSD), que foi vice-prefeito durante as gestões de Perim, é novamente cotado para repetir a dobradinha na chapa.

No entanto, o Partido Social Democrático (PSD), no qual Filetti Filho está filiado, já conta com um pré-candidato a prefeito próprio: Dr. Erivelto Uliana, presidente da Câmara e o mais votado nas eleições de 2020. Ele é advogado e já atuou como procurador na prefeitura.

Outro representante da Câmara de vereadores tenta se viabilizar na disputa: o empresário Chico Foletto (PSB), que está em seu quarto mandato parlamentar. Ele conta com o apoio do irmão, o deputado federal Paulo Foletto (PSB), e vive expectativa por um possível apoio do governador Renato Casagrande (PSB).

Entre os partidos de esquerda, dois pré-candidatos se apresentam para disputar a prefeitura de Venda Nova. Um deles é João Araújo (Psol), engenheiro agrônomo aposentado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O município é um dos redutos da ex-deputada estadual Brice Bragato, uma das principais lideranças do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Espírito Santo.

O advogado Frederico Rodrigues também tem se colocado como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Mais Lidas