Prefeito de Vitória lidera o levantamento, com números bem acima de João Coser e Camila Valadão
“Estamos muito animados. O cenário aponta o segundo turno com a nossa presença e ainda temos uma longa jornada pela frente para mostrar à população que Vitória merece uma gestão experiente e que tem amor pela cidade”. Assim se manifesta o deputado estadual e ex-prefeito de Vitória João Coser, pré-candidato do PT nas eleições deste ano, sobre pesquisa da Futura encomendada pela Folha Vitória, divulgada nesta segunda-feira (1º), que o coloca em segundo lugar. Pelo levantamento, o atual ocupante do cargo, Lorenzo Pazolini (Republicanos), teria a maioria dos votos.
Para a deputada Camila Valadão (Psol), que aparece em terceiro lugar, “a pesquisa mantém um pouco a tendência das anteriores, mas para nós, demonstra um cenário em que a gente tem um potencial grande de crescimento”. Ela acrescenta que “aparece em terceiro lugar em todos os cenários, sendo que eu nunca disputei a prefeitura. A cidade ainda tem muito a conhecer do nosso perfil e das nossas propostas”.
João Coser apontou que, “mesmo sem a máquina nas mãos, os números revelam não só competitividade, mas a real possibilidade de mudarmos o cenário e, então, desempenharmos uma gestão que devolva o protagonismo à Capital do Espírito Santo”. E enfatizou: “Recebo a pesquisa com alegria, firmeza e disposto a me dedicar às pessoas da cidade, com muito diálogo, atenção e empatia”.
A pré-candidata do Psol aponta como importante o baixo índice de rejeição considerando os principais colocados na pesquisa. “Isso demonstra que a gente tem um potencial de crescimento importante; outro dado também é que essa eleição em Vitória deve ser definida provavelmente em segundo turno, o que torna nossa pré-candidatura ainda mais importante nessa disputa”, avalia.
Na pesquisa espontânea, quando não são indicados os nomes dos pré-candidatos, 40,2% disseram que votariam em Pazolini. João Coser aparece em segundo lugar, com 10,6%. Em seguida, empatados na margem de erro, vêm Luiz Paulo (PSDB), com 2,2%; Camila Valadão (Psol), com 2,1%; Capitão Assumção (PL), com 1,1%; e a vice-prefeita, Capitã Estéfane (Podemos), com 0,7%. O número de indecisos é de 39,3%.
Já na estimulada, no primeiro cenário referente ao primeiro turno, foram apresentados sete possíveis candidatos. Sobre em quem os entrevistados votariam se a eleição fosse hoje, Lorenzo Pazolini aparece com 47,6%, seguido por João Coser, com 20,0%.
Camila Valadão (Psol) alcança 9,1%; Assumção, 6,9%; e Luiz Paulo (PSDB), 5,4%, que também está empatado na margem de erro com Capitã Estéfane, citada por 2,4%. O empresário Du Kawasaki (Avante), anunciado recentemente, obteve 0,5% da intenção de voto.
No segundo cenário, sem a Capitã Estéfane e Du Kawasaki, o atual prefeito tem 42,3% da intenção de votos; e João Coser 19,6%; seguido por Camila Valadão, com 11,6%; Luiz Paulo, com 9,9%; e Capitão Assumção, com 8,7%, tecnicamente empatados na margem de erro.
Quando é apresentada a relação dos sete pré-candidatos do primeiro cenário com a pergunta sobre quem não votariam, os eleitores entrevistados apontaram o ex-prefeito João Coser, com 39,3%; seguido do Capitão Assumção, com 37,5%. Pazolini vem em terceiro lugar, com 18% dos eleitores entrevistados; e 17,8% disseram não a Camila Valadão; 17,2% a Capitã Estéfane; 12,7% a Du Kawasaki; e 12,2% a Luiz Paulo.
A Futura/Folha Vitória ouviu 600 eleitores, entre 20 e 22 de junho.
Segundo turno
Para o segundo turno foram apresentados seis possíveis cenários. Na disputa João Coser contra Pazolini, o prefeito foi citado por 59,4% dos entrevistados, enquanto João por 31,1%.
No segundo, contra Luiz Paulo, Pazolini foi citado por 61,4%, enquanto o tucano obteve 27% das intenções de voto.
No terceiro cenário, contra Camila Valadão, o atual prefeito foi citado por 66,8% dos entrevistados, enquanto a deputada por 21,6%.
Na disputa com a atual vice-prefeita, 69,8% dos entrevistados disseram que votariam em Pazolini, enquanto Capitã Estéfane foi citada por 12,3%.
No quinto cenário, contra Capitão Assumção, Lorenzo Pazolini foi citado por 67,9% dos entrevistados, enquanto o deputado foi citado por 12,5%.
O atual prefeito alcançou 72,7% da intenção de votos dos entrevistados no último cenário apresentado, contra o empresário Du Kawasaki, que aparece com 4,5%.