Festa de inauguração da orla foi marcada por uso de gás lacrimogênio para dispersar as pessoas
O vereador de Vitória André Moreira (Psol) encaminhou um requerimento ao presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, Aloísio Varejão (PSB), solicitando que sejam colhidos depoimentos do secretário municipal de Segurança Urbana, Amarilio Luiz Boni, e da gerente de proteção comunitária da Guarda Municipal, Jacimara Oliveira Camponez. A iniciativa foi motivada por denúncias de ação truculenta da Guarda na festa de inauguração da orla de São Pedro, na última sexta-feira (5).
O secretário deverá “prestar esclarecimentos sobre as apurações internas de eventuais excessos cometidos e as consequentes responsabilidades em razão dos fatos noticiados”. No que diz respeito à servidora, o vereador requer que deponha a respeito das denúncias de que teria sido “responsável pela dispersão do gás em local inapropriado e de maneira desconforme com o treinamento indicado para fazer uso dessa ferramenta”.
Também defende que “a Guarda Civil Municipal, os serviços, equipamentos e programas voltados para a segurança urbana, as matérias sobre segurança pública interna e seus órgãos institucionais, bem como as políticas de segurança pública e a fiscalização e acompanhamento de programas e políticas governamentais de segurança pública são temas atinentes à Comissão de Segurança Pública, nos termos do artigo 68, do Regimento Interno da CMV”.