Ex-prefeito teve que esperar quatro anos para ter a situação regularizada na Justiça Eleitoral
O ex-prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado) Manoel Pereira da Fonseca, o Manoel Pé de Boi, depois de esperar quatro anos, estará na corrida pela prefeitura nas eleições de 6 de outubro. Vai disputar, principalmente, contra o atual prefeito, Walyson José Santos, o “Mateusinho do Povão” (Podemos), que espera decisão da Justiça Eleitoral.
Impedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) de concorrer em 2020, por ter as contas rejeitadas quando disputou uma vaga de deputado estadual, Pé de Boi teve a situação regularizada e confirmou a Século Diário que é pré-candidato, concorrendo pelo partido Republicanos.
O juiz eleitoral Adriano Athayde Coutinho rejeitou, na época, o pedido de urgência para apreciação da justificativa por não prestar contas relacionadas à campanha de 2018, quando concorreu à Assembleia Legislativa.
Com 73 anos, Manoel Pé de Boi disse que decidiu retornar à política para “tirar Conceição da Barra da situação de abandono” em que se encontra, e destacou que tem conversado com várias lideranças, entre elas o empresário Toninho de Deus, filiado ao União Brasil e cotado para disputar o mesmo cargo.
O ex-prefeito explica que os dois pretendem caminhar juntos e, nas conversas, surgiu a possibilidade de Toninho vir a ser o vice em sua chapa. No entanto, argumenta que ainda não tem nada acertado, até a convenção partidária, marcada para o dia 27 deste mês.
Confirmada a pré-candidatura, Manoel Pé de Boi irá concorrer com o atual prefeito, Mateusinho do Povão, que aguarda o aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Está em análise se ele poderá disputar a reeleição, considerando os quatro anos do mandato e os sete meses nos quais ele substituiu o ex-prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, que renunciou ao cargo um mês antes do fim da gestão. Também já lançou candidatura o empresário Erivan Tavares, do PSB, partido do governador, Renato Casagrande.