Sabatina com cinco nomes focou em temas inspirados no jargão “Deus, Pátria e Família”
Cinco pré-candidatos a prefeito no Espírito Santo, integrantes da direita bolsonarista e filiados ao Partido Liberal (PL), ganharam o apoio de pastores evangélicos conservadores que formam a direção da Convenção Fraternal de Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus no Espírito Santo (Confrateress), com sede em Cariacica.
O movimento é coordenado pelo pastor Ivan Bastos, que disputa, pela segunda vez, a prefeitura desse município. Ele foi candidato em 2020 e, dos 14 concorrentes, marcou o 13º lugar no primeiro turno, com 1,6 mil votos – 1% do eleitorado.
Nessa sexta-feira (12), os pastores se reuniram com cinco nomes do PL, que foram sabatinados com base em pautas sobre “os valores da família, da vida e do cristianismo”, inspiradas no jargão bolsonarista “Deus, Pátria e Família”, que remete ao ditador fascista Benito Mussolini, nos anos 30/40 do século passado, na Itália.
Estiveram presentes, além do pastor Ivan, o Coronel Ramalho, de Vila Velha, Igor Elson, da Serra, pastor Marcelo, de Aracruz (norte do Estado), e Edu do Restaurante, de Domingos Martins (região serrana). Após o debate, foi declarado o apoio, “fortalecendo a aliança entre a igreja e os postulantes às prefeituras capixabas”.
Integram o contingente religioso e militar que caracteriza a ascensão de blocos da direita e da extrema direita no contexto político brasileiro a partir do golpe de 2016, que depôs a presidenta Dilma Rousseff (PT) sem crime de responsabilidade e abriu o caminho para o ex-presidente Jair Bolsonaro, a chamada Teologia do Domínio, nascida nos Estados Unidos, que atualmente conduz grande parte dos evangélicos brasileiros.
Para o pastor Ivan, ex-presidente da Confrateres e um dos mais atuantes agentes das direita no meio evangélico, a “reunião foi extremamente importante para os pré-candidatos e todos os presentes. Como pastor e integrante da Confrateres, sinto-me profundamente grato pelo apoio à minha pré-candidatura em Cariacica”.
O pré-candidatos coronel Ramalho, ex-secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Igor Elson e o pastor Marcelo também exaltaram o apoio, a “representatividade e a credibilidade da Confrateres no meio evangélico e social”.
O objetivo da sessão, informa comunicado da entidade, “foi conhecer o perfil dos candidatos e verificar se suas propostas estão alinhadas com a doutrina cristã, em um contexto onde muitos políticos que se declaram de direita e conservadores têm defendido pautas contrárias aos valores da família, da vida e do cristianismo”.