quinta-feira, outubro 17, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, outubro 17, 2024
quinta-feira, outubro 17, 2024

Leia Também:

Tumulto prolongado

PV e PCdoB e a nova cartada contra o palanque de Célia Tavares à Prefeitura de Cariacica

Redes Sociais

Homologada pela Nacional do PT em maio, a pré-candidatura da professora Célia Tavares à Prefeitura de Cariacica já está nas ruas, no contato direto com o eleitor, e impulsionada pelo ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão. Sinais de que os ruídos internos que prevaleceram por meses entre os partidos da Federação Brasil da Esperança foram superados, certo? Pois é…não! Um manifesto publicado nesta quarta-feira (17) por 14 pré-candidatos à Câmara de Vereadores do PV e PCdoB, mantém o nome do ex-vereador Heliomar Novais (PV) como concorrente ao palanque, no esforço de levar a disputa interna para a convenção municipal. Esse movimento é capitaneado pelo vereador cassado César Lucas, presidente municipal do PV e aliado da primeira fileira do prefeito, Euclério Sampaio (MDB), que constrói uma frente ampla no município, para ser reeleito em clima de unanimidade. O impasse prolongado tenta enfraquecer as movimentações de Célia, que foi ao segundo turno contra Euclério em 2020, além de jogar a convenção da federação para início de agosto, reta final das definições. A prevalecer esse cenário, porém, a palavra final não sairá das articulações locais, e sim das nacionais das legendas. Neste caso, difícil crer que Célia perderia a vez, hein?!

Adesões
O documento inclui 11 nomes do PV: o próprio César Lucas, Rosália Alves Queiroz, Elisvan Alonso de Oliveira, Lucas da Cunha, Alessandra Soares da Silva, Angela Gabriela da Silva, Valdir Eclides da Silva, Simone Neves da Silva, Vitor Amorim, Lays Dias e Marcelo Mendes Brunck.

Adesões II
No PCdoB, fazem parte do bloco o presidente do diretório municipal, Nelson Baby, e Rafael de Azevedo Tapias e Camila Carvalho Amorim do Prado.

Campo inimigo
As lideranças partidárias e Heliomar se reuniram nesta quarta para ajustar os ponteiros. Consolidado o palanque de Célia, de todo jeito, ela não deverá contar com esse bloco de candidatos, que representa a maior fatia da federação. No PV, o apoio a Euclério já está definido. No PCdoB, falta sacramentar.

Bonde lotado
A frente ampla montada pelo prefeito, que vai junto à convenção neste domingo (21), às 9h, no Matrix Hall, reúne nada menos do que 15 partidos. Junto com o MDB, estão o PSB, de Renato Casagrande, e o PP, Republicanos, Podemos, União Brasil, PDT, PSD, PSDB/Cidadania, Novo, PMB, Agir, PRD e Solidariedade.

Sem recuo
Em Vitória, acabou de vez a esperança para nichos do eleitorado de esquerda que sonhavam com a união de João Coser (PT) e Camila Valadão (Psol) logo no primeiro turno. A deputada realiza convenção neste domingo (21), às 9 horas, na Câmara de Vitória, para oficializar seu palanque, sob as bençãos da Nacional.

Chapa
O vice será um quadro da Rede Sustentabilidade, que é federada com o Psol. O nome tem sido mantido sob mistério, mas, se pensar na Rede em Vitória, o nome que vem rápido é Laís Garcia, que já disputou eleição e fecharia uma chapa completa de representação feminina. Hoje ela integra, no entanto, a gestão de Casagrande, que apoia Coser e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Veremos quais cotações surgem até lá…

Circulando
Ainda na Capital, os pré-candidatos a prefeito não saem das feiras de bairros, para os afagos ao eleitorado. O prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), está em todas, ora com um cotado a vice, Arildemo Teixeira (Novo), ora com outro, o presidente da Câmara Municipal, Leandro Piquet (PP). No mesmo foco tem mirado Luiz Paulo.

Trio
A propósito, essa alternância de Arildemo e Piquet nas andanças de Pazolini, chama atenção. E cadê a ex-presidente da Federação das Indústrias (Findes), Cris Samorini (PP), a terceira cotada? A conferir!

Nas redes
“Da Ufes à Assembleia, passando pela Câmara, e agora, rumo à Prefeitura A estudante, que ousou ser liderança na Universidade Federal, fez história ao se tornar a primeira mulher negra eleita vereadora em Vitória. Com uma trajetória marcada por lutas e conquistas, foi a deputada mais votada da história do Estado. Agora, queremos mais um passo importante: a primeira prefeita de Vitória!”. Camila Valadão e o start oficial na campanha eleitoral.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


Obstáculos internos

PT de Cariacica avança com palanque de Célia Tavares em oposição a Euclério, mas os ruídos persistem


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/obstaculos-internos

Mais Lidas