sexta-feira, outubro 18, 2024
24.4 C
Vitória
sexta-feira, outubro 18, 2024
sexta-feira, outubro 18, 2024

Leia Também:

Toninho Bitencourt consolida chapa com William Duarte em Marataízes

Convenção partidária com ex-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores acontecerá neste sábado

Divulgação

O diretório do Podemos em Marataízes, no litoral sul do Estado, realizará, neste sábado (20), convenção partidária visando as eleições municipais de outubro deste ano. Toninho Bitencourt é o pré-candidato a prefeito da sigla, e William Duarte (MDB) será confirmado como o vice da chapa. O evento acontecerá em um espaço de festas localizado na avenida Rubens Rangel, a partir das 13h.

A convenção terá a presença do presidente estadual do Podemos, o deputado federal Gilson Daniel, e dos deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União) – que, em Cachoeiro de Itapemirim, cidade vizinha, apoiam Diego Libardi (Republicanos) –, dentre outras lideranças políticas.

Toninho Bitencourt foi prefeito de Marataízes de 2005 a 2008. Ele disputou a eleição de 2020, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Tininho Batista (PSB). Já William Duarte está em seu quarto mandato seguido como vereador de Marataízes, sendo também a quarta vez em que ocupa a presidência da Câmara Municipal. Além do Podemos e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), os partidos Agir, Democracia Cristã e União Brasil estão na coligação.

Nas eleições deste ano, Toninho terá como maior adversário outro vereador: Luiz Almeida, o Luiz Capinzal (Republicanos). Ele representará a gestão do prefeito Toninho Bitencourt, em uma chapa também composta pela ex-secretária municipal Cristiane França, a Cris da Saúde (PSB).

Uma polêmica recente que acabou evolvendo os personagens desse jogo eleitoral foi a aprovação na Câmara de Vereadores do novo Plano de Cargos e Salários dos servidores municipais, no final de junho. O funcionalismo alega que a forma final do plano acabou por prejudicar diversas categorias.

Votado às pressas, pareceres jurídicos da própria Câmara apontaram problemas na proposta, que também corre o risco de cair por não ter obedecido o que seria um prazo legal de apresentar projeto de lei sobre remuneração dos servidores no limite de até seis meses antes do pleito. Vereadores da base do governo, incluindo Luiz Capinzal, aprovaram o novo plano e rejeitaram as propostas de emendas feitas por parlamentares de oposição – entre eles, William Duarte.

Outro pré-candidato a prefeito de Marataízes é o atual vice-prefeito Jaiminho Machado (PL), que entra na disputa representando a direita bolsonarista. Já o produtor cultural Guilherme Nascimento (Psol) decidiu desistir da candidatura após sofrer ataques.

Mais Lidas