“Contra o Feminicídio e pelo Bem Viver” é o tema da mobilização, que percorrerá ruas do Centro de Vitória
O Fórum Estadual de Mulheres Negras realiza, neste sábado (27), a II Marcha das Mulheres Negras, cuja concentração será às 8h, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. De lá, os manifestantes seguirão rumo ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), na mesma localidade. Este ano, o tema será “Contra o Feminicídio e pelo Bem Viver” e abordará pautas como a necessidade de políticas públicas com recorte racial e de gênero, defesa do aborto legal, combate à intolerância religiosa e fim do extermínio da juventude negra.
A integrante do Fórum, Marilene Aparecida Pereira, explica que o trajeto escolhido é devido ao movimento intenso de pessoas, possibilitando um trabalho de panfletagem e sensibilização com a população. Além disso, destaca, o Mucane é um espaço de referência para a população negra.
Marilene informa que a ideia é, a partir do ano que vem, fazer a Marcha nas comunidades populares, as quais chama de territórios. Assim, possivelmente, a terceira edição será em São Pedro. A proposta é uma forma de os debates chegaram até as periferias, locais de população majoritariamente negra. Para isso, será um ano de preparação nas próprias comunidades. “Normalmente, as reuniões são no Centro, em algum sindicato que nos cede o auditório. Para o ano que vem, vamos fazer com a condição que tiver no território”, pontua.