quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Extrema direita consolida palanque nas eleições em Anchieta

Chapa com Luiz Mattos, do PL, e Richard Costa, do PRTB, foi anunciada em convenção partidária

Redes Sociais

A extrema direita já possui um palanque consolidado em Anchieta, município do litoral sul do Espírito Santo, nas eleições deste ano. Em convenção realizada pelo Partido Liberal (PL) nessa quinta-feira (25), Luiz Mattos foi confirmado como pré-candidato a prefeito da sigla, tendo Richard Costa (PRTB) como vice na chapa.

Luiz Mattos é advogado especialista em Direito Público e, até o início do último mês de julho, ocupava o cargo de procurador-geral de Piúma, cidade vizinha a Anchieta. Ele sempre foi próximo do grupo do atual prefeito, Fabrício Petri (PSB), segundo informações de bastidores, e cumpriu a função de controlador-geral de Anchieta de 2017 a 2022. Em 2012, se candidatou a vereador, quando ficou como suplente.

Richard Costa, por sua vez, é empresário e ex-vereador. Em vídeo publicado nas redes sociais, Luiz Mattos afirma que tem uma relação de proximidade antiga com Richard e também com o senador Magno Malta, que comanda o PL no Estado, além de ser um apoiador de Jair Bolsonaro desde antes de seu mandato na Presidência da República. “Eu não me tornei direita agora. Já defendíamos publicamente todas as bandeiras da direita desde aquela época [da primeira candidatura a vereador] – valores recebidos dentro de casa e pela igreja”, relata.

O ex-procurador de Piúma também chegou a ser cogitado para uma aliança de oposição com o ex-vereador Geovane Meneguele (PDT) e o vereador Renato Lorencini (União), mas o acordo entre os três não vingou. Lorencini, assim como Luiz Mattos, deverá manter sua pré-candidatura.

Já Meneguele, terceiro colocado na disputa majoritária em 2020, está muito próximo de formalizar apoio ao ex-prefeito Marquinhos Assad (Podemos). Neste sábado (27), o grupo de Assad realizará uma pré-convenção para solucionar questões burocráticas, e a convenção para definir a chapa ocorrerá no sábado seguinte, próximo dia 2. O vereador Edinho É Demais (MDB), também pré-candidato a prefeito, é outro nome que deverá estar no palanque de Assad.

O candidato que representa a atual administração, o ex-secretário municipal Léo Português (PSB), tem convenção prevista para acontecer no próximo dia 1º de agosto, mas ainda não está com um nome definido para ser vice. O coronel da Polícia Militar Leonardo Marchezi (PP) é pré-candidato a prefeito e um dos especulados para compor com Léo Português. Em 2018, Marchezi foi o candidato a deputado federal mais votado de Anchieta.

Mais Lidas