sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Os nós dos palanques

Em Vitória e Vila Velha, já na reta final das definições, as listas dos vices de Pazolini e Arnaldinho só aumentam…

Redes Sociais

Reforço da aliança com o prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mais um nome para a lista de possíveis vices, e nada ainda do anúncio final. Esse é o resumo da convenção do PP de Vitória realizada nesse sábado (27), com a presença do prefeito. O aumento da lista se dá com a inclusão do presidente do diretório municipal, Marcos Delmaestro, possibilidade que já ecoava nos bastidores, mas agora foi formalizada. Ele se soma aos conhecidos e declarados personagens do jogo, o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Piquet, e a empresária Cris Samorini. Fora da legenda, como se sabe, quem briga firme pela vaga é o ex-secretário e empresário Arildemo Teixeira (Novo), integrante da lista de aliados fieis de Pazolini. A escolha agora sairá, portanto, de um bloco de quatro concorrentes, com martelo batido, espera-se, na restrita convenção convocada pelo Republicanos para esta sexta-feira (2), colado no prazo final dos eventos partidários, no dia 5. O nó dos vices segue a mesma entoada em Vila Velha, com o recuo da disputa já considerado certo do ex-prefeito Neucimar Fraga (PP), projeto que gerava desconfiança desde o início das movimentações. Nesse domingo (28), o presidente estadual da sigla, Da Vitória, se reuniu com o prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), para negociar a composição de chapa, que tem dois nomes disputando espaço há meses, de partidos com “balha na agulha” no palanque: o também presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti (MDB), e o quadro do PSB e ex-secretário Cael Linhalis. Quer dizer…sempre é tempo de embolar mais o meio de campo!

Cotados
Em entrevista ao jornalista Vitor Vogas, do ES 360, Da Vitória falou de duas opções: o ex-deputado estadual Dr. Hércules Silveira, que até agora, está no páreo para retornar à Câmara Municipal, e o coronel Roger de Oliveira Almeida, que já teria ligações com Arnaldinho – neste caso, uma proximidade com a área de seu principal adversário, coronel Alexandre Ramalho (PL). Veremos o que se desenrola…

No ar
Enquanto a mesa de negociação foi reaberta, Neucimar segue com a programação de pré-candidato nas redes sociais. Nesta segunda-feira (29), está lá a repetição do slogan: “O prefeito que mais fez por Vila Velha”.

Fim da linha
O PP, vale lembrar, flerta com Arnaldinho já tem tempo. Na ocasião da crise do prefeito com o Podemos, a ideia de Da Vitória era filiá-lo à legenda para erguer o palanque majoritário. Neucimar Fraga, por sua vez, trocava afagos públicos com Ramalho. Agora, só resta convergir.

‘A verdade’
Citado na convenção do PL de Vitória que oficializou a chapa de Capitão Assumção como colaborador da área de educação, o ex-deputado estadual Sergio Majeski (sem partido) resolveu fazer uma live nesse domingo, “para dizer a verdade”. Quis deixar claro que não declarou apoiou a ele, que não participará do plano de governo, mas, sim, se dispôs a fazer sugestões na área, porque “conhece os problemas reais”. Pois isso, por si só, já chamou a atenção…

‘A verdade’ II
Majeski, que até outro dia era pré-candidato a prefeito pelo PDT, mas saiu listando insatisfações, também exaltou a relação com Assumção na Assembleia e apontou que os dois têm posições divergentes em quase tudo, porém, aceitaria a mesma tarefa caso fosse procurado por “qualquer candidato”, emendando os nomes de João Coser (PT), Camila Valadão (Psol), Luiz Paulo (PSDB)…

‘A verdade’ III
…o ex-deputado disse que a Capitã Estéfane (Podemos) conversou com ele no mesmo sentido de Assumção, e só. Depois, reiterou que não tem candidato em Vitória, seu reduto eleitoral, e não declarou apoio a ninguém.

PL com PL
A propósito, como esperado, o PL vai para a disputa com chapa puro-sangue. Assumção anunciou o nome de Mayra Marcarini, soldado da Polícia Militar. Ela foi indicada pelo Projeto Político Militar (PPM), que sempre apoia as candidaturas ligadas ao bolsonarismo no Estado.

Nanicos
Também como previsto, o palanque tem composição restrita, agregando apenas os nanicos Agir e Mobiliza. O PL, como se sabe, tem ignorado o peso das alianças, encarando o pleito sozinho em muitos municípios.

Nas redes
“(…) homologamos alguns de nossos candidatos a prefeito, ao todos serão mais de 20 (…) Serra, Pablo Muribeca; Sooretama, Fernando Camiletti; Guarapari, Rodrigo Borges; Conceição do Castelo, vereador Professor Wesley; e São Mateus, Carlinhos Lyrio”. Erick Musso, presidente estadual do Republicanos, sobre as convenções desse final de semana.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas