domingo, novembro 24, 2024
20.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Ex-vereador é anunciado como vice de Lorena Vasques em Cachoeiro

Alexon Soares Cipriano presidiu a Câmara no primeiro mandato do prefeito Victor Coelho

Divulgação

Alexon Soares Cipriano (PDT) será o vice na chapa de Lorena Vasques (PSB), candidata a prefeita do campo governista em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5), um dia depois da realização da convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que homologou a candidatura de Lorena.

Alexon é servidor público municipal há 12 anos, tendo formação como Técnico em Edificações e Gestão Pública. Ele foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci) por dois mandados consecutivos (de 2004 a 2006 e de 2006 a 2008).

Também chamado de “Alex do CRE” e “Alex do Coramara”, teve cinco participações em eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Suplente como vereador em 2012, assumiu uma cadeira já no fim da legislatura, em 2016, mesmo ano em que conquistou um mandato para os quatro anos seguintes. De 2019 a 2020, presidiu a Câmara, tendo sido conduzido com o apoio do prefeito Victor Coelho (PSB). Disputou o último pleito pelo partido Republicanos, mas não conseguiu se reeleger.

Alexon também foi subsecretário de Controle Urbano de 2014 a 2016, na gestão de Carlos Categlione (PT), e subsecretário de Regularização Fundiária e Habitação nos últimos quatro anos do segundo mandato de Victor Coelho. Outras posições que ocupa incluem a de membro efetivo do Conselho do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) e do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci) – em ambos os casos, desde 2023.

O fato de ter sido vereador e presidente da Câmara, a experiência como servidor efetivo e na gestão pública e o histórico nos movimentos populares foram os fatores que pesaram na escolha de Alexon como candidato a vice-prefeito na chapa de situação.

“Ficamos muito felizes com a escolha de Alexon para compor a chapa conosco, porque sabemos do seu comprometimento com Cachoeiro e com as pessoas da nossa cidade, além de estar alinhado com o projeto do prefeito Victor Coelho durante todos esses anos e pronto para defender esse legado, com o objetivo de fazer ainda mais”, comentou Lorena Vasques.

Os partidos que compõem a coligação governista incluem o PSB, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e a federação formada por Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania. A decisão a respeito do vice foi tomada em comum acordo com todas as siglas na tarde deste domingo (4).

Antes disso, pela manhã, Lorena Vasques discursou na convenção do PSB se colocando como defensora do legado da administração atual. Victor Coelho, por sua vez, prometeu guerra aos adversários na campanha eleitoral.

Dos candidatos a prefeito de Cachoeiro, resta apenas Carlos Casteglione anunciar quem será o seu vice. O PDT, que acabou se consolidando na chapa de Lorena Vasques, era uma das siglas com quem o grupo de Casteglione ainda tinha certa esperança de firmar uma composição.

O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), que foi prefeito de Cachoeiro em quatro mandatos, terá como vice o vereador Júnior Corrêa (Novo). O advogado Diego Libardi (Republicanos) escolheu a nutricionista Rafaela Donadelli (União), esposa do deputado estadual Dr. Bruno Rezende (União).

O vereador de extrema direita Léo Camargo (PL) chegou a anunciar como vice em sua chapa puro-sangue o empresário Rodolfo Sabino. Entretanto, na noite desse sábado (3), foi efetiva uma troca durante a convenção do Partido Liberal (PL): o líder religioso Carlos Magno, o Guiguinho, é quem será o pré-candidato a vice-prefeito da sigla.

Mais Lidas