Liderança de Joelma Costalonga garante influência do presidente da Assembleia Legislativa no partido
O juiz federal Alceu Maurício Júnior restabeleceu Joelma Costalonga na presidência do Partido Republicano Democrático (PRD) no Espírito Santo, decisão que mantém o controle da legenda pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, filiado ao União Brasil, e as candidaturas e alianças que o partido construiu nos municípios. Joelma é colaboradora de Marcelo, ocupando a secretaria da Casa dos Municípios da Assembleia.
O ato do juiz acolhe o pedido de tutela provisória de urgência e suspende, liminarmente, a decisão do presidente nacional do PRD que destituiu a comissão provisória no Espírito Santo, “restabelecendo a anotação do Órgão Partidário Estadual presidido pela autora, Joelma Costalonga, até o julgamento da presente demanda”, diz o despacho.
Com a destituição da Comissão Executiva Provisória, com mandato até 30 de novembro deste ano, foi nomeada uma nova comissão, em 2 de agosto, presidido por Bruno Lourenço de Souza, decisão tornada sem efeito. Bruno Lourenço foi candidato a vice-governador na chapa de Carlos Manato (PL) nas eleições de 2022 e tenta manter espaço construído na esteira do bolsonarismo a partir das eleições de 2018.
O PRD surgiu em 2023, com a fusão do Patriota e o PTB. Essa legenda foi controlada por muito tempo pelo ex-deputado federal da extrema direita bolsonarista Roberto Jeferson, que está preso por atirar em policiais e por atos antidemocráticos. No Espírito Santo, no período do comando de liderança de Joelma, o PRD estruturou diretórios em 50 dos 78 municípios capixabas, seguindo estratégia de Marcelo visando a disputa à Câmara Federal em 2026 ou voos mais altos, de acordo com notícias de bastidores políticos.
“Estou extremamente feliz e grata pela decisão da Justiça, que nos permite continuar nosso trabalho de fortalecimento do PRD no Espírito Santo. Agradeço a todos os membros do partido e aos nossos parceiros pelo apoio e confiança. Esta vitória é de todos nós. Continuaremos a trabalhar com dedicação para garantir que nossos candidatos possam fazer suas campanhas com segurança e desempenhar plenamente seu papel na democracia”, destacou Joelma.
Em nota oficial, o PRD informa: “A presidente estadual do PRD no Espírito Santo, Joelma Costalonga, vem a público celebrar a recente decisão da Justiça que restabeleceu o comando do diretório estadual do partido, corrigindo a ilegal e abusiva intervenção ocorrida recentemente”.
Com a retomada do comando local do diretório, acrescenta a legenda, “coroa-se o trabalho árduo e dedicado que vinha sendo realizado, mesmo diante das adversidades e da situação financeira crítica em que o partido se encontrava, cumprindo todos os prazos e obrigações estabelecidas pela legislação eleitoral”.