sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Marqueteiros se preparam para mostrar propostas dos candidatos

Fernando Carreiro, da campanha de Coser; Hélio Gualberto, de Camila Valadão; e Ananda Miranda, de Luiz Paulo, trabalham em sigilo

A quatro dias do início do período permitido para a propaganda eleitoral, nesta sexta-feira (16), marqueteiros e consultores em comunicação entram na reta final para o lançamento das campanhas de seus candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de 6 de outubro. A data ocorre após o prazo final do registro de candidaturas, nesta quinta (15), e vai até 30 de setembro. Fora dessas datas, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

Fernando Carreiro, da campanha de João Coser (PT); Hélio Gualberto, marqueteiro de Camila Valadão (Psol); e Ananda Miranda, responsável pela apresentação das peças de propaganda de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), três pré-candidatos à Prefeitura de Vitória, como em qualquer batalha, mantêm sigilo em torno das estratégias de campanha e, por esse motivo, evitam falatório e monitoram conteúdos em redes sociais.

As plataformas digitais, onde se desenvolvem as pré-campanhas e se apresentam como campo fértil para veiculação de peças produzidas por pessoas sem experiência, são consideradas instrumentos certos para ganhar a eleição. “É uma área muito complexa para ser deixada na mão de amadores”, como já alertou o cientista político Darlan Campos.

“Não posso revelar a estratégia antes do início oficial da campanha eleitoral”, argumenta Fernando Carreiro para justificar o sigilo sobre as propostas do ex-prefeito e deputado estadual licenciado, João Coser (PT), mas adianta que, “sem dúvida, é um gestor experiente”.

Consultor de marketing político, Carreiro lembra: “Grande parte das obras estruturantes da cidade de Vitória foi erguida na gestão de João Coser, que também promoveu desenvolvimento social por meio de programas e boas invenções, como o Restaurante Popular”.

Acrescenta que “o legado de João não se dissolveu com o tempo, a exemplo de construções que se dissiparam como ‘Sonrisal’. Uma parte dos moradores de Vitória se lembra das conquistas das gestões de João, uma parte não tem essa memória. Mas toda a cidade, independentemente de sua posição geográfica, utiliza os serviços e usam as edificações construídas naquela época”.

O marqueteiro destaca que “uma cidade com as complexidades que Vitória tem, principalmente por ser via de passagem das cidades da região metropolitana, não pode ser administrada de dentro de um gabinete, sem olhar humano, sem preocupação social e com os olhos somente no presente”. E enfatiza: “Nós vamos mostrar que João é o melhor para Vitória. A história dele não me deixa mentir”. 

No entendimento de Hélio Gualberto, a campanha de Camila Valadão “será muito pautada pelo diálogo com as pessoas, porque Camila tem uma história de vida muito bonita: alegre, inovadora, propositiva e apoiadora da diversidade”.

Gualberto pretende usar muito a internet, “porque Camila tem uma comunidade muito forte nessa área”, mas ressalva que seguirá a tendência mundial de reduzir o uso desse meio, valorizando, também, o “olho no olho”.

Já a marqueteira Ananda Miranda, encarregada de apresentar para o eleitor as propostas do ex-prefeito e pré-candidato Luiz Paulo Vellozo Lucas, destaca que campanha será alegre, otimista, e aponta eixos construídos a partir da personalidade e de pontos de vistas do seu cliente, que “faz política com qualidade: Vitória, uma cidade boa para se viver, destacando projetos desenvolvidos na gestão de Luiz Paulo na prefeitura, como o Projeto Terra: e uma Vitória mais viva, ressaltando os atrativos da cidade”.

O dia 16 de agosto também encerra o prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) listar as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

Mais Lidas