quarta-feira, janeiro 15, 2025
22.7 C
Vitória
quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Leia Também:

Eleição da Ordem dos Advogados envolve área política em busca de alianças

O encontro do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), e outros deputados, nessa segunda-feira (2), repercute nos meios jurídicos e entre observadores políticos, que veem essa movimentação como a busca de apoio para um terceiro mandato na eleição da entidade, prevista para novembro deste ano.

Oficialmente, de acordo com a Assembleia, a visita teve como objetivo “o fortalecimento de parceria para aproximar as instituições e defender os interesses da sociedade, como a manutenção dos 27 fóruns no interior do Estado”. No entanto, toda essa articulação de Rizk Filho gera comentários, inclusive em redes sociais. Na última quinta-feira (29), ele recebeu “a visita institucional do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos)”, aliado de Marcelo Santos.

Nos meios jurídicos, o comentário recorrente é que o presidente da Ordem começou a politizar a pré-campanha pelo comando da instituição, ao buscar apoio de gestores e parlamentares.

“A conotação política é tão grande, que ele levou ao encontro Patrick Malverde, pré-candidato a disputar a presidência da CAAES [Caixa de Assistência dos Advogados] em sua chapa”. O comentário, feito a Século Diário, é acrescido com a informação de que “Patrick não ocupa nenhum cargo na diretoria da Ordem”.

Segundo Rizk, “a parceria entre a OAB e a Assembleia é indispensável para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade”. Acrescentou que haverá “impacto positivo para os serviços jurídicos do Espírito Santo”.

Marcelo Santos, por sua vez, destacou que “essas parcerias são os motores que impulsionam nossa sociedade para frente”.

Pra ele, “a Assembleia é um espaço de diálogo e representatividade, e o respeito mútuo que cultivamos é o que guia nossas ações. Temos um compromisso com a entrega de resultados que beneficiam a população capixaba e nada melhor que fazer isso com parceiros igualmente dispostos”.

Durante o encontro, 13 deputados estiveram presentes: Gandini (PSD); Alcântaro Filho, Bispo Alves e Hudson Leal, Republicanos; Raquel Lessa (PP); Dary Pagung e Janete de Sá, do PSB; Adilson Espindula (PDT); Coronel Weliton (PRD); José Esmeraldo (PDT); Alexandre Xambinho (Podemos); Lucas Polese (PL); e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Mazinho dos Anjos (PSDB). O procurador-geral da Assembleia, Giuliano Nader, também participou da reunião.

Concorrem à eleição de novembro deste ano, o atual presidente, já no segundo mandato, e os advogados José Antônio Neffa Júnior, Erica Neves e Ben-Hur Farina. O mandato de presidente tem duração de três anos, a partir de votação realizada de forma direta, em cédula única, com todos os advogados regularmente inscritos e com direito a voto. Atualmente, são cerca de 18 mil aptos a votar no Espírito Santo.

Mais Lidas