Os integrantes do movimento “Não é por 20 centavos, é por direitos” convocaram, para a tarde desta quarta-feira (24), uma vigília em frente à sede do Ministério Público Estadual (MPE), na Enseada do Suá, em Vitória. O grupo pede a libertação dos três manifestantes que continuam presos desde o protesto da última sexta-feira (19).
De acordo com o evento criado nas redes sociais, a vigília está marcada para ter início às 13 horas. Os organizadores do ato informam que já solicitaram uma reunião entre o movimento e pais dos presos com dirigentes do órgão ministerial, que deve se manifestar no processo judicial envolvendo os presos.
A intenção do grupo é realizar um ato “pacífico e lúdico”, sem a interdição de vias ou atos na praça do pedágio da Terceira Ponte, que fica ao lado da sede do MPE. Os organizadores pedem aos demais integrantes do movimento não façam qualquer tipo de manifestação que não seja lúdica ou sonora, já que o principal objetivo é a libertação dos presos.
Durante o último protesto no Centro de Vitória, a Polícia Militar prendeu 35 pessoas – entre manifestantes e populares que circulavam pela região – sob suspeita de depredação de patrimônio público. Deste total, 32 já foram libertados pela Justiça, uma vez que não havia indícios de materialidade dos crimes suficientes para a manutenção das prisões.
Nessa segunda-feira (22), o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) chegou a divulgar os documentos relacionados às prisões, que sugerem a ocorrência de prisões arbitrárias. Todas as prisões ocorreram após a ação tática da PM, que dispersou os manifestantes próximos ao Palácio Anchieta – horas depois dos primeiros atos de vandalismo. Foram registradas a detenção de pessoas em ruas próximas na região, bem como a interceptação de um grupo que estava dentro de um ônibus.
Até o fechamento desta reportagem, um total de 68 usuários já haviam respondido à convocação e confirmado a participação na vigília.