quinta-feira, setembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
quinta-feira, setembro 19, 2024
quinta-feira, setembro 19, 2024

Leia Também:

Renato Casagrande abraça frente de oposição em sua cidade natal

Governador divulgou vídeo de apoio a Dr. Abílio, candidato a prefeito de Castelo

Com uma ampla base partidária de apoio na Assembleia Legislativa, o governador Renato Casagrande (PSB) tem sido cauteloso ao declarar apoio a candidatos nas eleições municipais deste ano, mas já começa a aparecer em algumas campanhas. Na sua cidade natal, Castelo, sul do Espírito Santo, ele fechou com Dr. Abílio (União), candidato a prefeito de oposição.

Redes Sociais

Em vídeo publicado nas redes sociais nessa terça-feira (17), Casagrande citou diversas obras realizadas pelo governo estadual em Castelo e pediu voto para o candidato da oposição. “O que eu desejo é aperfeiçoar, fazer mais ainda nos próximos anos como governador. E é por isso que eu to aqui pedindo o seu apoio para o Dr. Abílio como prefeito e Renato [Cogo, do PSD] como vice-prefeito. Tenho certeza que, conduzindo o município, eles vão fazer uma parceria forte conosco para ajudar a desenvolver ainda mais essa bela terra nossa de Castelo”, disse o governador.

Médico, Dr. Abílio foi prefeito de Castelo (2001-2004) e também vereador. Nas eleições deste ano, ele lidera uma frente ampla de oposição com oito partidos. A coligação “Confiança, Compromisso e Ação” inclui: União Brasil; Partido Social Democrático (PSD); Partido Socialista Brasileiro (PSB); Partido Democrático Trabalhista (PDT); Democracia Cristã; Podemos; e a federação formada por Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania.

O vice da chapa de Dr. Abílio, Renato Cogo, é o atual vice-prefeito de Castelo. André Casagrande (PT), que é da tradicional família Casagrande de Castelo, chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito, mas se retirou após articulações com a frente de oposição – apesar disso, o seu partido não aparece na coligação “Confiança, Compromisso e Ação”.

O atual prefeito de Castelo é João Paulo Nali (Republicanos), que se elegeu para o primeiro mandato em 2020, numa eleição majoritária que contou com sete candidatos. Nali foi derrotado nas duas disputas anteriores pelo Executivo municipal.

Segundo informações de bastidores, o prefeito tem boa relação com Renato Casagrande, mas ele é apoiado pelo deputado federal Evair de Melo (PP) e tem ligação com o campo bolsonarista, o que o afasta politicamente do governador. Isso tem gerado, na opinião de seus opositores, um “isolamento político” do município.

O vice da chapa de João Paulo Nali este ano é o advogado Rafael Assini (Republicanos), que está em sua primeira experiência eleitoral. A coligação governista “Honestidade, Trabalho e Compromisso” tem apenas dois partidos: Republicanos e Progressistas (PP).

Apoio em outros municípios

Em Cachoeiro de Itapemirim, maior cidade do sul do Espírito Santo, Renato Casagrande ainda não apareceu na campanha eleitoral. Ele é uma espécie de mentor do prefeito Victor Coelho (PSB), que apostou na candidatura da ex-secretária Lorena Vasques (PSB). Entretanto, Theodorico Ferraço (PP), pai do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), também é candidato no município.

Na região metropolitana, o governador tem mostrado suas preferências de forma mais aberta. Em Vitória, apareceu ao lado de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) nesse domingo (15), apesar de também ser um aliado de João Coser (PT). Em Cariacica, Casagrande escolheu o atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Em Vila Velha, é um aliado de primeira hora do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). E na Serra, o governador está com Weverson Meireles (PDT), o candidato do prefeito Sérgio Vidigal (PDT).

Mais Lidas