Os movimentos sociais à frente das mobilizações populares no Estado irão realizar um seminário no próximo sábado (3), no Museu do Negro, para discutir os próximos passos e garantir a continuidade dos atos realizados em Vitória. O “Movimento não é por 20 centavos, é por direitos”, que criou o evento no Facebook, aponta que o objetivo é ampliar, democratizar e fortalecer a tomada das ruas pela população. Novos protestos só serão realizados após o encontro, o primeiro deles marcado para o dia 6 de agosto.
De acordo com a entidade, apesar das duras represálias sofridas por manifestantes na manifestação do último dia 19, quando 69 pessoas foram detidas – 48 presas, a maioria sem provas -, os militantes não deixarão as ruas sem que haja vitórias concretas.
Dessa forma, convida a população para participar e contribuir para os debates que ocorrerão durante o seminário, bem como serão enviiados convites público e pessoal ao governador Renato Casagrande e a prefeitos da Grande Vitória. Os organizadores do Seminário de Organização do Movimento também farão divulgação em massa do evento, com panfletagens nas periferias, escolas, universidades, terminais e ônibus.
O encontro se inciará com um café da manhã coletivo e exibição de curtas sobre o movimento no Parque Moscoso. Depois os militantes seguirão para o Museu do Negro, onde haverá uma mesa redonda para a avaliação do movimento; criação de grupos de trabalho divididos pelos temas: cultura; direitos humanos; segurança do movimento; mobilidade urbana; meio ambiente e comunidades tradicionais; política pública sobre drogas; comunidade alternativa de autogestão e sustentabilidade; combate ao racismo, e gênero.
O evento que será realizado durante todo o dia também contará com a sistematização das propostas, plenária para encaminhamento e deliberação, e exibição do filme “Novas Utopias”, na Praça Costa Pereira, onde atividades culturais serão desenvolvidas, finalizando o evento.
O seminário foi deliberado na assembléia geral popular realizada nesse sábado (27), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), quando foi discutido a organização do seminário, propostas para os próximos atos, apoio aos presos políticos e possíveis processos judiciais contra o Estado.
Toda a programação – entre às 8h30 e 19 horas – do seminário está na página do evento no Facebook. Até a tarde desta segunda-feira (29), 220 pessoas já haviam confirmado presença.