segunda-feira, setembro 23, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, setembro 23, 2024
segunda-feira, setembro 23, 2024

Leia Também:

Sem muro

Casagrande assume lado em Viana, enquanto seus aliados intensificam “guerra eleitoral”

Redes Sociais

A máxima do governador, Renato Casagrande (PSB), de ficar neutro nas eleições em municípios onde tem mais de um candidato aliado, “foi para o espaço” em Viana. Ele participou, na última quinta-feira (19), de grande evento do prefeito, Wanderson Bueno (Podemos), o candidato favorito, segundo indicam as pesquisas eleitorais. Ao contrário da expectativa inicial do ex-secretário estadual de Meio Ambiente e secretário-executivo do Consórcio Brasil Verde, de que, neste caso, Casagrande optaria pelo “muro político”, ele entrou de vez no cenário, como tem feito nessas últimas semanas que se aproximam da votação de 6 de outubro. O abraço público e declarado a Wanderson ocorre num momento de forte embate entre os aliados do governador, inclusive, com acionamento da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público (MPF), com queixa-crime. Fabrício acusa o adversário de fraude e má-fé, por usar seu advogado para tentar, por meio de ação assinada pelo partido Democracia Cristã (DC), cassar sua candidatura, o que aponta como “possível conflito de interesse e irregularidades”, e diz que é “coisa de gente capaz de fazer tudo para se perpetuar no poder”. Os capítulos registrados todos no mesmo dia, separando os confetes da guerra eleitoral.

Pedra no caminho

A cassação citada pelo candidato do PV foi divulgada na imprensa após decisão favorável da Justiça Eleitoral. Ele conseguiu reverter a situação, mas destaca prejuízos à campanha, já que o impedimento foi amplamente disseminado na cidade. Fabrício tomou as atuais providências, anunciadas nas redes sociais, assim que teve acesso a uma nota repúdio de integrantes do DC e relacionou o mesmo advogado, Rodrigo Fardin.

Reações

No Democracia Cristã, o que ecoou é que a ação de impugnação contra Fabrício não foi informada nem debatida pelo diretório, e tratou-se de uma decisão isolada do presidente. A alegação foi de que o candidato do PV não teria se desincompatibilizado no prazo legal da função no Consórcio Verde. O DC tem candidata no município: Luzinete Deolindo, em chapa puro-sangue.

Poses para fotos

Além de Viana, Casagrande já apareceu com candidatos em Castelo, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Apiacá…quem mais está na fila? É a pergunta que não quer calar…

Outro cenário

Na Capital, a campanha de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) espalha resultado de uma pesquisa AtlasIntel que mudaria o cenário indicado até agora em todos os outros levantamentos. Ele assumiria o segundo lugar, com 17,6%, empatado com João Coser (PT), e o prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), marcaria 45,5%, levando o pleito para o segundo turno. Só que…

Cadê o resto?

…os números do levantamento, publicados em alguns veículos, são incompletos. Não há números da espontânea, outros cenários e simulações, nem índice de rejeição, essenciais nestes casos. De todo jeito, o burburinho está feito!

‘Fake’

Pazolini, que já apareceu em mais de uma pesquisa com chances de levar no primeiro turno, reagiu aos dados em suas redes sociais, chamando de “fake”. O prefeito mostrou ação contra a AtlasIntel, antiga Nervera Serviços de Informática Ldta, que suspendeu a realização do levantamento, “por uma série de irregularidades”, e afirmou: “estão querendo enganar a população”. Veremos, agora, o desenrolar…

Menos um

Em Barra de São Francisco, noroeste do Estado, o candidato Marcelo Firmino (PSD) desistiu da disputa e declarou apoio ao vice-prefeito, Gustavo Lacerda (Republicanos). O município, um dos tabuleiros com mais peças no Estado, agora tem seis concorrentes.

Segue…

Gustavo Lacerda é rompido com o prefeito, Enivaldo dos Anjos (PSB), que tenta a reeleição. Os outros nomes são Geam Maforte, Moabe Souza, Tavinho e Zé Valdeci. O clima por lá, como ecoam dos bastidores, segue acirrado!

Nas redes

“Não tem jeito melhor de começar a semana do que com essa pesquisa. Crescemos e já estamos em segundo lugar. Vai ter segundo turno em Vitória e é com Luiz Paulo (…)”. A mensagem do tucano nesta segunda-feira (23), nas redes sociais.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas