quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

População de VV debate transporte aquaviário nesta terça

Uma reunião pública marcada para esta terça-feira (30) dará continuidade ao debate aberto pela Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop) sobre o sistema aquaviário, que fará o transporte de passageiros entre os municípios de Vila Velha a Vitória. 
 
O primeiro debate, que ocorreu há uma semana em Vitória, foi marcado por protesto. Muitos participantes se queixaram da falta de divulgação. Em Vila Velha o debate acontece no auditório do Centro Estadual de Ensino Técnico Vasco Coutinho, no Centro. 
 
O projeto, previsto para ser entregue em 2014, não foi aprovado pela população que participou da primeira audiência pública. Com a previsão de utilização de catamarãs de 22 metros para fazer em cerca de oito a doze minutos a travessia entre Vitória e Vila Velha, o projeto apresentado pela Setop ainda não atende aos anseios da população.
 
No debate em Vitória, os participantes reclamaram da cobrança do transporte – eles pedem tarifa zero; da administração do serviço através de uma Parceria Público-Privada (PPP); e da fiscalização do serviço pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb). 
 
Na ocasião, foi proposto que a audiência tivesse caráter de reunião pública para que o debate não fosse legitimado pela população, mas o pedido foi negado pelo secretário de Transporte e Obras Públicas Fábio Ney Damasceno. Durante o debate, os participantes reclamaram ainda do pouco tempo destinado aos questionamentos da sociedade civil. 
 
Já para o debate em Vila Velha o caráter do debate será de reunião pública, o que vem gerando uma expectativa um pouco melhor entre as entidades que discutem a mobilidade urbana na Grande Vitória. Nas redes sociais, a população vem incentivando a participação da população e cobrando que sejam realizadas quantas reuniões forem necessárias até esgotar o debate.
 
De acordo com o projeto apresentado em Vitória, o sistema aquaviário funcionará com quatro embarcações, cada uma com capacidade para 200 passageiros. O usuário poderá transportar bicicletas para completar os trajetos. O valor da tarifa está estimado em R$ 2,50, mas ainda não é oficial. No caso do passageiro que também for utilizar o Transcol, o serviço será integrado, ou seja, a população só pagará uma passagem, se valendo do sistema de integração entre os dois meios transportes.
 
Já as áreas para a implantação dos terminais ainda não foram divulgadas. A única certeza é de que a praça do Papa, em Vitória, e a Prainha, em Vila Velha, seriam os pontos de partida ou chegada do transporte, mas outros terminais também seriam estudados para o trecho de Paul (Vila Velha), Centro de Vitória e Porto de Santana (Cariacica). 
 
Serviço
 
Reunião Pública sobre o Sistema Aquaviário
Data: 30 de Julho
Horário: 18h30
Local: Auditório do Centro Estadual de Ensino Técnico Vasco Coutinho 
Avenida Luciano das Neves, s/nº – Centro – Vila Velha

Mais Lidas