Luiz Paulo chega na disputa de 2026: “Pazolini só pensa na própria carreira’
As eleições de 6 de outubro se aproximam, e os candidatos lançam as cartas finais para convencer o eleitorado. Em Vitória, onde está em jogo o segundo turno, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que já vinha intensificando suas críticas à gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos), levou o debate para o pleito de 2026, na estratégia de mostrar que o atual prefeito sequer deverá cumprir o segundo mandato. Isso porque Pazolini é um dos cotados à disputa ao Palácio Anchieta, e a reeleição na segunda principal vitrine política do Estado o credenciará ainda mais para a empreitada. “O que ele quer, de verdade, é ser candidato a governador. Daqui a um ano e meio, muito provavelmente, Pazolini deixará a prefeitura para trás. Ele não pensa em Vitória, só na própria carreira”, destacou o tucano em vídeo de campanha. Somado a esse “alerta”, reforçou os pontos que têm combatido: o prefeito “não tem projeto para Vitória” e “dá o mínimo do mínimo”, destacando ainda áreas e serviços que perderam o protagonismo na Capital. O discurso toca em um ponto importante em disputas, que é justamente a não conclusão dos mandatos pelos eleitos, situação que costuma ser rejeitada por parte da população. E, no caso de Pazolini, o tempo seria, de fato, curtíssimo! Luiz Paulo imprensa, assim, seu adversário contra a parede. Não se posicionar é ruim, admitir também. E aí, Pazolini?
‘Prefeita’
Caso o prefeito se consolide nesse projeto – seu grupo já trabalha para isso -, terá que se desincompatibilizar em abril de 2026. O cargo ficaria, então, nas mãos da vice, Cris Samorini (PP), novata na área política e representante do empresariado capixaba.
Vetada
Por falar no embate Luiz Paulo x Pazolini, a pesquisa amplamente divulgada pelo tucano nessa segunda-feira (23), que mudaria o cenário em Vitória, registrou novo capítulo. Luiz Paulo já retirou a publicação das redes sociais, por decisão judicial. Pelos números, ele passaria João Coser (PT), assumindo a segunda posição, e se garantiria no segundo turno.
Vetada II
A informação da decisão foi publicada por Pazolini e reitera sua informação anterior: a pesquisa AtlasIntel, segundo ação movida pela coligação do prefeito, estava proibida de ser divulgada desde o dia 22, por “irregularidades”. Pazolini acusa Luiz Paulo de descumprimento da ordem e diz que foi estabelecida uma nova penalidade, de multa diária de R$ 400 mil.
Corrida por fora
O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos), cabo eleitoral cobiçado devido ao recorde de votação alcançado em 2022 à Assembleia Legislativa, aparece em vídeos de campanha de candidatos manifestando apoio nas eleições. Mas, em Colatina mesmo, onde foi prefeito e tem reduto, se concentra em gravar o que chama de “tbt’ recente”.
Corrida por fora II
No resumo, ele tem destacado ações de sua gestão no município, onde seu partido está com o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos. Meneguelli diz caminhar sozinho. Em Guarapari, foi além: está no palanque oposto ao do Republicanos (vereador Rodrigo Borges), do também deputado Zé Preto (PP).
Sem perder tempo
Na falta da declaração pública, Renzo se vira como dá. Ele publicou nas redes sociais, nessa segunda, foto ao lado de Serginho em Colatina, após um encontro inesperado…
Sem perder tempo II
…“Que alegria rever meus amigos da época da Câmara Municipal! Eu e Serginho fomos vereadores e Giovanni dedicou 35 anos de serviço bem cumpridos na Câmara (…) foi uma grande satisfação relembrar os bons tempos da nossa época e poder contar com o apoio de vocês”. Então, tá!
Reforço
O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) está imerso na campanha de seu candidato e ex-vice, Bruno Marianelli (Republicanos), e coloca cada vez mais carga contra o principal concorrente, deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos)…
Reforço II
…ambos já foram seus secretários, e o que Guerino tem dito é o seguinte: Marianelli sempre esteve junto, nos bons e maus momentos, já Scaramarussa pulou do barco nos períodos difíceis. Emplaca?
Nas redes
“A tropa ‘tá’ muito unida! E quando a gente se une, o resultado pode ser visto em todo lugar. Como na nossa Vila Velha, que saiu do isolamento para a parceria, do esquecimento para a construção de laços fortes (…)”. Arnaldinho Borgo (Podemos), sobre mais um grande evento de campanha, nessa segunda-feira, com a participação de Renato Casagrande (PSB).