Bruno Marianelli e Lucas Scaramussa são os principais concorrentes à prefeitura
Em Linhares, município do litoral norte do Estado, a tendência é que a disputa eleitoral pela prefeitura fique acirrada. O atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), apresentou crescimento em pesquisa eleitoral nos últimos dias, mas o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) ainda está na frente. Maurinho Rossoni (PL) também é candidato.
De acordo com uma pesquisa eleitoral do instituto Futura publicada pela Folha Vitória na última sexta-feira (27), Lucas Scaramussa aparece na frente no levantamento espontâneo, com 30,2% das intenções de voto, seguido de Bruno Marianelli (24,7%) e Maurinho Rossoni (5,3%). Porém, na pesquisa estimulada, a situação se inverte, ainda que com uma margem apertada: Bruno Marianelli aparece com 36,3%; Lucas Scaramussa, com 36,2%; e Maurinho Rossoni, com 6,1%.
Importante destacar que, no levantamento espontâneo, Galego (PT) apareceu com 3,9% das intenções de voto, mesmo tendo desistido da candidatura. Além disso, 29,7% do eleitorado se declarou indeciso, 3,8% declarou voto em branco ou nulo e 2,4% mencionou outros candidatos. Ou seja, há bastante margem para mudanças.
Na pesquisa espontânea anterior do Futura, publicada pela Folha Vitória em 4 de setembro, Bruno Marianelli tinha 14% das intenções de voto, e Lucas Scaramussa, 25,9% – ou seja, o atual prefeito cresceu 10 pontos percentuais de um levantamento para o outro, e o deputado, pouco menos de cinco pontos. O número de indecisos era de 46,7% no início de setembro.
Outros números da última pesquisa do Futura também são favoráveis a Bruno Marianelli: 55,7% considerou a administração da prefeitura como ótima ou boa, e 28,5%, regular. Já o prefeito foi considerado ótimo ou bom por 50,4% e regular para 27,7%.
Vale destacar que a pesquisa foi realizada antes do debate entre os candidatos, realizado pela Rede Gazeta no último sábado (28). Na ocasião, Maurinho Rossoni procurou se colocar como o representante da “direita conservadora”. Bruno Marianelli defendeu o legado do grupo político que há décadas comanda o Executivo municipal, e Lucas Scaramussa se disse “pronto para governar” Linhares pela primeira vez, se colocando também acima de “disputas partidárias”.
Uma pesquisa espontânea do Ipec divulgada pela Rede Gazeta em 9 de setembro último apresentava um cenário diferente. Lucas Scaramussa aparecia com 30% da preferência, contra 20% de Bruno Marianelli e 4% de Maurinho Rossoni.
Na eleição de 2020, Guerino Zanon, então no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ganhou a eleição com 54,44% dos votos, contra 29% de Lucas Scaramussa, o segundo colocado. Zanon deixou o cargo em 2022 para disputar o governo estadual, e Bruno Marianelli, o vice, assumiu em seu lugar. Não há segundo turno em Linhares por ser uma cidade com 122,1 mil eleitores, menos do que os 200 mil necessários.
Apoios políticos
Um apoio do governador Renato Casagrande (PSB) poderia ter impacto positivo para algum dos candidatos. O chefe do Executivo estadual foi considerado ótimo ou bom por 62,8% dos entrevistados pelo Futura, e a avaliação de Casagrande foi regular para 26,5%.
Lucas Scaramussa faz parte da base do governado na Assembleia Legislativa. Entretanto, na eleição de 2022, não declarou apoio a Casagrande. Scaramussa também se considera de direita, e foi o autor do parecer favorável à soltura do parlamentar bolsonarista Capitão Assumção (PL) em março deste ano, preso por descumprimento de medidas cautelares relativos ao inquérito sobre atos antidemocráticos do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em suas redes sociais, Scaramussa compartilha vídeos de apoio de políticos de seu próprio partido, como o deputado federal Gilson Daniel, presidente estadual do Podemos, e Arnaldinho Borgo, candidato a reeleição na Prefeitura de Vila Velha – os dois, aliados do governador. Os deputados federais Messias Donato – que é do partido de Marianelli – e Silvinha FM (PP-RO) também declararam apoio.
Bruno Marianelli, por sua vez, tem como principal cabo eleitoral Guerino Zanon (PSD), ex-prefeito de Linhares por quatro mandatos e meio, que deixou o cargo em 2022 justamente para concorrer ao governo do Estado contra Renato Casagrande. Os deputados federais Da Vitória, Evair de Melo (ambos do PP) e Amaro Neto (Republicanos) também já fizeram campanha para o prefeito atual.
Já Maurinho Rossoni, representante da extrema direita, posou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que visitou o Estado nesta semana, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que participou de uma carreata com ele em Linhares, em setembro. Outras figuras do Partido Liberal (PL), como senador Magno Malta e o deputado estadual Callegari, também reforçam a campanha de Rossoni.
A última pesquisa do Futura não apresentou dados sobre o eventual impacto de um apoio de Jair Bolsonaro. Em relação à Presidência da República atual, o Governo Federal foi considerado ótimo ou bom por 41,7% do eleitorado de Linhares; regular, para 33,3%; e ruim ou péssimo, para 20,5%. O presidente Lula, individualmente, foi avaliado como ótimo ou bom por 43,1%; regular, para 23%; e ruim ou péssimo, para 31,9%.