terça-feira, dezembro 3, 2024
31.6 C
Vitória
terça-feira, dezembro 3, 2024
terça-feira, dezembro 3, 2024

Leia Também:

Voto a voto

Principal cabo eleitoral do PT em Cariacica e líder em 2022, Helder “pula” para Vitória

Redes Sociais

Campeão da disputa à Câmara Federal em 2022 e principal cabo eleitoral do PT em Cariacica, onde tem reduto, Helder Salomão “pulou” para Vitória nesta reta final de campanha, em mais uma estratégia do partido para tentar colocar gás no palanque de João Coser, ainda incerto num segundo turno contra o prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos). O deputado foi às ruas nessa quarta-feira (2) com Coser e a vice, Priscila Manso (PV), com a aposta de emplacar eleitores a mais para o correligionário e “fortalecer” a chegada até domingo (6), como exaltado por Coser. Helder, de fato, alcançou uma marca e tanto na sua reeleição, de 120,3 mil votos no Espírito Santo, muito à frente do segundo colocado, Gilvan da Federal (PL), com 75 mil. Está, inclusive, na lista dos cotados para sucessão de 2026 do governador Renato Casagrande (PSB). A Capital, desse bolo, representou uma fatia bem menor: 6,93% ou 13,8 mil eleitores, e a posição de Helder caiu, mas é aquilo: a essa altura do campeonato, todo voto é voto para Coser, que acabou de “mãos abanando” tanto com Lula quanto Renato Casagrande (PSB).

Nem, nem

No caso do presidente da República, Coser recebeu vídeos de apoio e fotos, mas a expectativa era garantir uma visita. Na imprensa nacional, circula que a campanha tentou esta data, sem êxito. A situação se repetiu em outros estados. Já o governador, como se sabe, chegou a acenar nesse sentido no início das movimentações, mas depois tirou o corpo fora.

Bloco

Nesse esforço de mostrar apoios, Coser anunciou mais dois secretários estaduais: José Carlos Nunes, de Esportes, que também é quadro do PT – demorou, hein?, – e Vitor de Angelo, da Educação. Aumentou a presença do governo, que até outro dia, era representada apenas por Fabricio Noronha, da Cultura.

Bloco II

Como analisado aqui esta semana, o secretariado de Casagrande se concentrava no palanque de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Nesses dias que antecedem a votação, muitos têm ressurgido em vídeos para reiterar o apoio, como Nara Borgo (Direitos Humanos), Fábio Damasceno (Mobilidade), Givaldo Vieira (Transportes), e por aí vai…

Missão

O empenho de Helder, nesses últimos meses, se voltou para a campanha de Célia Tavares em Cariacica, missão que segue até domingo, mas se desenha ainda mais árdua do que na Capital. Com 18,7% dos votos em 2022 no município (36,2 mil) e o título de ex-prefeito, eles repetem a caminhada de 2020. Naquela disputa, Célia surpreendeu e avançou para o segundo turno. Na atual, Euclério Sampaio (MDB) vem com tudo e mais um pouco.

Ações

De volta a Pazolini… o prefeito reuniu lideranças do Republicanos e aliados num grande evento na noite dessa quarta. Ele tem propagado o lema “a disparada do 10”, com foco em garantir a reeleição já no domingo. Também segue firme nos encontros com entidades religiosas, como a Convenção das Assembleias de Deus (Cadeeso), que representa mais de 400 mil fiéis.

Ações II

Na festa da “disparada”, estavam os deputados federais correligionários Messias Donato e Amaro Neto e também Da Vitória (PP); o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União); o deputado estadual Denninho Silva (União); e o presidente da Câmara, Leandro Piquet (PP).

Uns com tanto…

Na Serra, Casagrande declarou apoio, participou de eventos, gravou materiais de campanha e, agora, até de carreata ao lado de Weverson Meireles (PDT), o candidato do prefeito, Sergio Vidigal (PDT). Nessa quarta-feira, o trio circulou por bairros do município que, para não fugir à regra, tem eleição quente e acirrada!

Sempre peculiar

Os principais adversários são o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), que alterna o poder há 20 anos com Vidigal, e o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que vende a proposta do “novo”. Até a abertura das urnas tudo pode acontecer, como já provaram pleitos anteriores na Serra.

Nas redes

“Sobre o comentário ‘a vontade era dar um tiro no meio da cabeça’, Boletim de Ocorrência feito e polícia investigando”. Célia Tavares, candidata à Prefeitura de Cariacica pelo PT, sobre ameaça recebida nas redes sociais.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas