quinta-feira, janeiro 2, 2025
29.9 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 2, 2025
quinta-feira, janeiro 2, 2025

Leia Também:

Mostra Povoar promove apresentações gratuitas na praça de São Mateus

Mais: cultura negra; espetáculos teatrais; show de Elaine Augusta, e peça Cantarerê

A 3ª Mostra Povoar vai levar atrações culturais gratuitas para a Praça Mesquita Neto, no centro de São Mateus, norte do Espírito Santo. O local do evento é um grande diferencial desta edição. Nos dois primeiros anos, a Mostra aconteceu no Sítio Histórico Porto, local que é uma das referências da cidade em termos de turismo e cultura. A praça, ao contrário, viveu durante muito tempo uma situação de abandono.

Portanto, a escolha do local é uma forma de, como diz o nome da Mostra, povoar o espaço, fazendo com que cumpra uma de suas funções, que é a democratização do acesso à cultura. A programação conta com espetáculos teatrais, de dança e musicais, que acontecerão de 9 a 13 de outubro. Haverá, ainda, atividades voltadas para alunos de escolas públicas da região, entre os dias 7 e 9. O evento é realizado pela RV Produtora, junto com a Secretaria da Cultura (Secult),

Cultura Negra

O primeiro dia de programação na praça, na quarta-feira (9), vem trazer para o público a cultura negra, muito marcante na cidade de São Mateus. Às 19h, haverá o espetáculo Memórias à Venda, do Grupo Instituto Cultural Tambor de Raiz, que traz ao público os sabores e aromas das histórias das comunidades quilombolas da região do Sapê do Norte, que abrange São Mateus e Conceição da Barra. A montagem reverencia a tradição oral, por meio de histórias que fazem parte da memória coletiva capixaba.

Cultura Negra II

David Tayn

Além de Memórias à Venda, a programação do dia 9 também conta, a partir das 20h, com o espetáculo Abebê, do Grupo de Dança Afro NegraÔ. Abebê revisita os 30 anos desse grupo de dança, apresentados a partir do espelho de Oxum. O espetáculo já foi para diversos estados do Brasil por meio do Palco Giratório, projeto do Sesc, com apresentações no Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Espetáculos teatrais

A programação da quinta-feira (10) será marcada por duas peças teatrais. A primeira, Três Preces e Outras Coisas de Dentro da Caixa, do Coletivo VIII Dinastia, começa às 19h. É uma homenagem a Dona Flor, benzedeira e mãe do ator do espetáculo, que é solo. A segunda, às 20h, é A Charanga dos Proscritos, do Grupo Boyásha. A peça se passa numa granja na qual um homem explora um grupo de animais, que se rebela.  

Além de peças, show

Na sexta-feira (11), o público poderá assistir duas peças teatrais e o show de Dan Abranches. As peças são Os Ciclistas Excêntricos, do Grupo Lacarta Circo Teatro, às 18h, e Credores, do Grupo Boyásha, às 19h. Os Ciclistas Excêntricos utiliza a linguagem do palhaço brasileiro e conta a história autobiográfica de um casal de artistas que utilizava a bicicleta como seu veículo de transporte para se encontrar. Em Credores, a separação de Teka e Gustavo rende um livro onde ela aponta todas as falhas de Gustavo como marido. Movido pelo desejo de vingança, Gustavo se aproxima de Adolfo e coloca em prática um plano de destruição meticulosamente planejado.

Dan Abranches

O show de Dan Abranches, que começa às 20h, trará um repertório de MPB, blues e música eletrônica, com canções autorais e releituras dançantes. O artista, vencedor do Prêmio da Música Capixaba de 2022, subirá ao palco uma banda completa e promete momentos marcantes, com suas falas sobre a vivência trans.

Atrações o dia inteiro

Divulgação

No sábado (12), penúltimo dia da Mostra Povoar, haverá apresentações culturais durante todo o dia. As peças teatrais serão Fuscalhaços, do Grupo Árvore, às 10h; Passarinheiros, da Repertório Artes Cênicas e Cia, às 17; O Grande Circo Ínfimo, do Grupo Z, às 19h. Fuscalhaços é um espetáculo de circo – teatro de rua com uma trupe de artistas circenses formada por palhaços, malabaristas, músicos e acrobatas.

Atrações o dia inteiro II

Passarinheiros se passa em uma ilha chamada Cidade, onde é proibido cantar e praticar a cadeia alimentar animal. Pássaros engaiolados repetem o que ouvem de seus donos, humanos. Por mão aceitarem a domesticação, os gatos de rua vivem sua autonomia pelas beiradas. Mas o representante da liberdade, Mané Zé Urubu da Silva, é morto, causando uma revolta ainda maior. O Grande Circo Ínfimo se passa em uma hospedaria abandonada na qual ex-integrantes de uma trupe circense se dividem em prosseguir com suas atividades ou buscar novos rumos.

Atrações o dia inteiro III

Mariana Ribeiro

A programação de sábado termina com o show de Elaine Augusta. A sambista, acompanhada de Wilis Lilinho no violão 7 cordas e Saulo Santos na percussão, trará um repertório que homenageia grandes intérpretes do samba nacional, como Dona Ivone Lara, Elza Soares, Teresa Cristina, Mariene de Castro, Mart’nália e Jovelina Pérola Negra.

Cantarerê

No domingo (13), o espetáculo Cantarerê, do grupo Estripolia, encerra a programação da Mostra Povoar. A apresentação será às 10h. A peça, voltada para o público infantil, traz músicas autorais e do congo capixaba, além de algumas regravações populares. O grupo promete fará, ainda, brincadeiras musicais interativas.

Até a próxima coluna!

E-mail: [email protected]

Mais Lidas