sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Euclério Sampaio é reeleito em Cariacica

Atual prefeito atingiu 88,4% dos votos e derrotou Célia Tavares e Ivan Bastos

Cariacica não terá segundo turno. Com quase 100% das urnas apuradas, o atual prefeito, Euclério Sampaio (MDB), foi reeleito, com 88,4% dos votos. Ele disputou com Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL). Euclério, que tem como vice em sua chapa a ex-secretária de Governo e Recursos Humanos de sua gestão, Shymenne Benevicto de Castro (PSB), faz parte da coligação “A certeza de uma Cariacica cada vez melhor”, composta por um número extenso de partidos: Republicanos, PP, PDT, Pode, DC, PMB e a Federação PSDB/Cidadania, que aglutina PSD, PSB, União, Agir, PRD e MDB.

Apesar do apoio do ex-prefeito de Cariacica e deputado federal Helder Salomão (PT), eleito como o mais votado do Espírito Santo nas eleições 2022 com 120 mil votos, Célia não repetiu o desempenho de 2020, quando foi para o segundo turno e obteve 41,31% dos votos válidos, contra 58,69% de Euclério. Desta vez, ela alcançou apenas 9% dos votos, enquanto Ivan Bastos (PL), 2,5%.

O prefeito reeleito teve, durante a campanha, apoio de nomes como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União); o governador Renato Casagrande (PSB); e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). O apoio do governador não se deu somente durante a campanha, mas também no decorrer dos quatro anos de mandato, com destinação de recursos estaduais para grandes obras, como a reforma da Avenida América, no bairro Jardim América, acabando com o valão a céu aberto, uma reivindicação antiga da comunidade.

Outras grandes obras foram a da Orla de Cariacica e as que estão em andamento, como a construção do Mercado Municipal, em Itacibá. Na gestão de Euclério Sampaio, também houve prosseguimento de obras da gestão de Helder Salomão, cuja continuidade não foi dada nos dois mandatos do ex-prefeito Juninho (Cidadania), que sucedeu o petista. Essas obras são a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celita Nascimento Darós, em Jardim América, e do Parque Municipal Delegado Osvaldo Viola, no mesmo bairro.

As grandes obras fizeram o gestor gozar de muita popularidade, mesmo com polêmicas como o fechamento de seis escolas no município, provocando protestos das comunidades escolares. Estudantes e seus responsáveis apontaram falta de diálogo na iniciativa e possibilidade de evasão escolar por falta de vagas nas unidades de ensino, e dificuldade de transitar de um bairro para outro para estudar devido à ação do tráfico.

Mais Lidas