PSB ganhou 21 de 37 prefeituras; nas dez maiores, apenas quatro candidatos venceram
Candidatos a prefeito apoiados por Renato Casagrande (PSB) nas eleições deste ano foram bem-sucedidos em apenas quatro das dez maiores cidades capixabas. Por outro lado, o partido do governador venceu 21 das 37 prefeituras disputadas no Estado, e a maior parte das candidaturas apoiadas pessoalmente por ele ficou em primeiro lugar na votação desse domingo (6).
No caso da Serra, maior colégio eleitoral do Estado, a vitória ainda é parcial. Weverson Meireles (PDT), por quem o governador fez campanha, surpreendeu ficando em primeiro lugar, e disputará o segundo turno contra o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Audifax Barcelos (PP), três vezes prefeito do município da Grande Vitória, ficou de fora.
Os candidatos apoiados por Casagrande tiveram vitórias fáceis em Cariacica, com Euclério Sampaio (MDB), e Vila Velha, com Arnaldinho Borgo (Podemos). Em Vitória, Luiz Paulo (PSDB) e João Coser (PT), aliados do governador que não tiveram apoio explícito dele, não conseguiram forçar um segundo turno contra o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que se reelegeu.
A outra vitória de Renato Casagrande entre os dez maiores municípios aconteceu em Aracruz. No município do litoral norte do Estado, Doutor Coutinho (PP) foi reeleito com 76,58%, contra 15,53% de Roberto Rangel (Podemos), segundo colocado.
Na região metropolitana, em Guarapari, o deputado estadual Zé Preto (PP), apoiado por Casagrande, perdeu do vereador Rodrigo Borges (Republicanos), que vem de uma família influente na política local e regional.
Em Colatina, no noroeste do Estado, Renato Casagrande decidiu, de última hora, declarar apoiou ao atual prefeito, Guerino Balestrassi (MDB), que teve 36,56% dos votos e perdeu para Renzo Vasconcelos (PSD), também próximo do governador, que ficou com 39,82% dos votos.
Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, Renato Casagrande apoiou a candidata governista Lorena Vasques (PSB), que ficou em penúltimo lugar. Theodorico Ferraço (PP), eleito para o quinto mandato, é pai do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e tem boa relação com o governador.
Em Linhares e São Mateus, no litoral norte do Estado, Casagrande não apoiou ninguém. No caso de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), deputado da base governista na Assembleia Legislativa, venceu o prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) por 52,92% dos votos contra 39,23%.
Em São Mateus, o PSB apoiou Carlinhos Lyrio (Republicanos), que ficou com 41,58% dos votos, atrás do eleito, Mateus da Cozivip (Podemos), com 43,59%.
Interior
Dos candidatos a prefeito do PSB que receberam o apoio pessoal de Casagrande no Estado, venceram as eleições: Márcio Keres (Apiacá) e Helinho Lima (Atílio Vivácqua), na microrregião central sul; Reginaldo (Ibitirama) e Dito Silva (Muniz Freire), no Caparaó; Valbinho (Conceição do Castelo), na região serrana; Enivaldo dos Anjos (Barra de São Francisco) e João Trancoso (Vila Pavão), no noroeste; Gutim Astori (Marilândia), no centro-oeste; e Kleilson Rezende (Pedro Canário), no noroeste.
Entre os candidatos a prefeito do PSB eleitos no Estado que não tiveram o apoio explícito do governador, estão: Léo Português (Anchieta), Erivan Tavares (Conceição da Barra), Dica (Mucurici), Edilson Monteiro (Pinheiros), Toninho Galhano (Bom Jesus do Norte), Dudu Queiroz (Divino de São Lourenço), Cuíca (São José do Calçado), Zé Luiz Mendes (Ecoporanga), Abraão Lincon (Água Doce do Norte), Lubiana Barrigueira (Nova Venécia), Darly Dettmann (Itaguaçu) e Vander Enfermeiro (Itarana).
O governador também apoiou quatro candidatos a prefeito pelo PSB que perderam, o que inclui, além de Lorena Vasques: Rolmar Botechia, em Alfredo Chaves; Frei Paulão, em Muqui; e Luciano Machado, em Guaçuí – todos eles no sul do Estado.
Renato Casagrande também apoiou Dorlei Fontão em Presidente Kennedy, no litoral sul. O atual prefeito recebeu mais votos, porém, sua candidatura está anulada sub judice, porque a Justiça Eleitoral entendeu que ele tenta um terceiro mandato consecutivo. Fontão depende de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não tenha êxito, o município poderá passar por uma nova eleição.
Dos candidatos apoiados pelo governador em outros partidos, Wanderson Bueno (Podemos) se reelegeu em Viana, na região metropolitana, com 92,49%, contra 5,22% de Fabrício Machado (PV), que também é aliado do governador.
Em Domingos Martins, na região serrana, Fabinho Trarbach (PSD) – apoiado tanto por Casagrande quanto pelo ex-governador Paulo Hartung (sem partido), seu adversário – perdeu de Edu do Restaurante (PL), por 43,10% contra 34,64%.
Em Castelo, sua cidade natal, o governador apoiou o candidato de oposição Dr. Abílio (União), que perdeu do atual prefeito, João Paulo Nali (Republicanos), por 78,13% contra 21,87%.