quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Prefeitura abre composição das tarifas dos ônibus de Vitória

A prefeitura de Vitória abriu nesta sexta-feira (2) a planilha que define como é calculado o preço das passagens de ônibus em Vitória. A intenção da administração municipal é dar mais transparência às informações. A prefeitura quer também promover um debate sobre os custos, os pesos desses custos na definição de tarifa e as fórmulas aplicadas. 
 
Com as informações acessíveis, os moradores e organizações da sociedade civil podem solicitar esclarecimentos ou fazer sugestões sobre as tarifas municipais.
 
Como são calculados os preços das passagens de ônibus em Vitória? Quais os custos embutidos na tarifa? Como os valores e reajustes são estabelecidos? São perguntas que a prefeitura promete responder à população. 
 
A administração de Luciano Rezende (PPS) informou que a medida faz parte da gestão compartilhada e garantirá que a população possa acompanhar todos os atos do governo com transparência.
 
Quem quiser verificar as fórmulas aplicadas na composição dos preços pode solicitar a planilha eletrônica por meio do site ou pelo telefone da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran).
 
A planilha que define o reajuste da tarifa dos ônibus municipais é composta pelos custos dos diversos insumos que envolvem o sistema – combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, pneus, despesas com pessoal e benefícios trabalhistas – e pela remuneração do capital fixo das empresas operadoras do sistema.
 
Considera-se também o número de passageiros transportados no exercício imediatamente anterior, quilometragem percorrida, número de veículos, tributos, entre outros. Os custos obtidos para os veículos convencionais e os obtidos para os micro-ônibus são ponderados, chegando-se à tarifa que será negociada para efeito de reajuste.
 
De acordo com a Prefeitura de Vitória, há alguns anos é publicado no site um resumo das planilhas, por meio do qual os moradores podem apenas visualizar os custos que compõem as tarifas. 
 
“Queremos melhorar a linguagem para que qualquer pessoa possa entender os custos e a composição. Queremos total transparência na definição das tarifas”, disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.
 
A tarifa dos ônibus municipais é definida pela Câmara Temática de Transporte Público de Passageiros vinculada ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comuttran-Vitória) . 

Mais Lidas