quinta-feira, novembro 21, 2024
29.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Votação na Serra pode reforçar grupo de Casagrande para 2026

Se confirmadas as pesquisas, governador terá seu capital fortalecido para o próximo pleito

...
Hélio Filho/Secom

A se confirmar, neste domingo (27), os resultados das pesquisas eleitorais, e o candidato do prefeito Sergio Vidigal (PDT), Weverson Meireles (PDT), for declarado eleito da Serra, o governador Renato Casagrande (PSB) terá garantido um importante reforço para manter seu projeto político em 2026, que envolve disputar o Senado e manter seu grupo no poder no Palácio Anchieta, contabilizando apenas uma derrota nos principais municípios da Grande Vitória: a reeleição no primeiro turno do prefeito da Capital e seu opositor, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Com o apoio do governador, como cabo eleitoral e aporte de investimentos para obras, foram reeleitos, como votações expressivas, Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha; Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica; e Wanderson Bueno (Podemos), em Viana. Na Serra, Weverson aparece na liderança nos levantamentos, o que consolidaria o domínio do mesmo grupo também no maior colégio eleitoral do Espírito Santo.

O balanço geral de Casagrande também é favorável, apesar das derrotas em municípios como Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, onde nasceu. Seu partido, o PSB, foi o que garantiu mais vitórias no pleito e elegeu 22 prefeitos e 14 vices, acumulando capital político para o embate com o PP, do deputado federal Da Vitória, que ficou na segunda posição, com prefeitos eleitos em 12 municípios, além de fazer, na Capital, a empresária Cris Samorini como vice. O Republicanos também se soma a essa bloco da direita, com amarrações entre os dois partidos para as próximas eleições.

Na disputa da Serra, quem também sairá fortalecido, nesse cenário, é o experiente gestor Sergio Vidigal. Estreante em eleição, o ex-chefe de gabinete do prefeito foi alçado a líder da corrida à prefeitura, depois de começar a campanha atrás dos concorrentes. Weverson desbancou o adversário histórico de Vidigal, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), derrotado no primeiro turno, e agora rivaliza com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), ex-vereador da Serra, em um campanha marcada por embates e acusações.

A votação do candidato de Vidigal ocorreu em tom de virada. Ele alcançou 39,66% dos votos válidos no primeiro turno, e Pablo Muribeca, 25,20%. Audifax Barcelos ficou em terceiro lugar, com 23,96%, depois de aparecer como favorito nas pesquisas eleitorais. A votação deste domingo envolve 362,5 mil eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Mais Lidas