quinta-feira, novembro 14, 2024
22.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Retratos políticos

Os abraços de Lorenzo Pazolini na Jucutuquara e os bastidores em Vitória

Redes Sociais

Fotos da feijoada da Unidos de Jucutuquara realizada nesse domingo (10), em Vitória, circulam nas redes sociais e repercutem nos bastidores. Uma delas mostra o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao lado do vereador eleito pelo PT, Professor Jocelino; e a outra com o adversário no pleito deste ano e ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). No primeiro caso, o abraço retoma um contexto que já circulou no mercado. É que Jocelino, que chega à Câmara sob expectativa de aumentar a bancada de oposição ao prefeito, ocupava, até declarar candidatura, cargo comissionado de coordenador no Museu Capixaba do Negro (Mucane). Ele vai dividir a responsabilidade de fiscalizar a gestão municipal a partir de 2025 com Karla Coser (PT), oposição efetiva e sem abraço ao prefeito. No outro, é um capítulo oposto aos registrado em cenas bem recentes, já que Pazolini e Luiz Paulo protagonizaram embates intensos na campanha à prefeitura, e a guerra foi parar na Justiça. Ao contrário de Jocelino, as fotos não foram repostadas nem pelo prefeito, nem por Luiz Paulo, e muito menos quer dizer que os dois vão inaugurar qualquer relação. Mas, fica aí, outro registro da política e suas nuvens – ou seriam saias-justas?!

Alertas ligados

A ligação de Jocelino com Pazolini foi destacada no plenário da Câmara pelo aliado do prefeito, Davi Esmael (Republicanos), já na estratégia de reduzir o alcance da oposição eleita – além dos nomes do PT, vai assumir uma cadeira Ana Paula Rocha, do Psol. O objetivo foi alcançado, em parte: Davi ligou um holofote e tanto na direção do petista.

Restrito

Fora esse trio, como já analisei aqui na coluna, restará entender o posicionamento de Luiz Paulo Amorim (PV), reeleito, que é moderado, mas integra a federação com o PT, e dos eleitos do PSB, do governador Renato Casagrande, considerando, principalmente, que o prefeito se cacifou para as eleições de 2026 e as movimentações já começaram.

No mais…

Pazolini se garantirá com a maioria na Câmara, como nos últimos quatro anos. Da sua coligação, tem oito dos 21 eleitos. Os demais são “agregados” fiéis.

Articulações

Em Vila Velha, o prefeito Arnadinho Borgo (Podemos) também posou para foto ao lado de vereadores reeleitos e eleitos nesta segunda-feira (11), em conversa após evento oficial. No bolo, os cotados à Presidência da Câmara, Joel Rangel e Ivan Carlini, do Podemos, e Oswaldo Maturano, do PSD.

Não precisa

A propósito, Ivan Carlini ficou nada menos do que sete mandatos à frente da Câmara, sendo três como presidente – 12 anos. Em 2020, perdeu a eleição, tentou a Assembleia em 2022, também sem êxito, e vai voltar no ano que vem. Mas aí quer sentar na mesma cadeira de comando de novo? É muito apego, hein?!

Nas internas

As conversas pós-eleições seguem a topo vapor, puxados tantos por prefeitos eleitos quantos lideranças partidárias. Nesta segunda, Carlos Manato, do PL, que andou flertando com o PP, se reuniu com o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. Já Audifax Barcelos….

Nas internas II

…que anda mergulhado após a derrota inesperada na Serra, voltou a se reunir com o deputado federal Da Vitória, líder de sua legenda, o PP. A pergunta que não quer calar: como – e se – Manato e Audifax retornarão ao cenário em 2026?

Nas internas III

Erick e Da Vitória, como tem acontecido com frequência, também voltaram a se encontrar nesta segunda, junto com Pazolini e a vice-prefeita eleita, Cris Samorini (PP). As duas legendas, vale lembrar, amarram planos para as próximas eleições.

Nas redes

“Com muito senso de responsabilidade, coloco meu nome à disposição para a presidência da Câmara de Vila Velha. Em quase 489 anos de história, nossa Câmara ainda não teve uma mulher na presidência – e acredito que é hora de trazermos mais diversidade para nossa liderança (…)!”. Vereadora Patrícia Crizanto, do PSB, candidata declarada ao cargo.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas