sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Enivaldo lança livro e antecipa corrida ao Senado das eleições de 2026

Prefeito e ex-deputado desfaz rumores de que poderia ser candidato a vice-governador

...

Enivaldo dos Anjos (PSB), prefeito reeleito de Barra de São Francisco com 63,23% dos votos válidos, aproveita o lançamento do livro biográfico Obstinado, nesta quarta-feira (13), para desfazer rumores no mercado político de que poderá ser candidato a vice-governador em 2026 e sair na frente na disputa eleitoral daqui a dois anos: “A única candidatura que me interessa é o Senado”, disse.

Aos 74 anos, Enivaldo considera que o avanço para uma das duas vagas em disputa em 2026 para o Senado é o estágio para completar sua bem-sucedida jornada política. “Sou companheiro do Ricardo – [Ferraço, do MDB], vice-governador atualmente interinamente na chefia do governo -, do governador Renato Casagrande [PSB] e estaremos juntos no mesmo grupo nas eleições de 2026, mas a única candidatura que me interessa, nessa altura da vida, é para o Senado”, reiterou.

O hoje prefeito lista que foi deputado em 1987 e 1988, elegeu-se prefeito em seguida, e atuou na campanha de Albuino Azeredo ao governo em 1990, ocupando o cargo de secretário de Estado do Interior a partir de 1992. Elegeu-se deputado estadual em 1994, dobrou a votação na reeleição em 1998 e, em 2000, foi indicado conselheiro do Tribunal de Contas. Em 2010, participou da campanha de eleição de Casagrande a governador, tornando-se suplente de senador de Magno Malta. Em 2014,voltou a ser deputado estadual, reelegendo-se em 2018. Depois, voltou a ser prefeito eleito em 2020 e reeleito este ano.

“Tenho experiência e conhecimento para pleitear uma vaga ao Senado e a disputarei ao lado dos companheiros que ajudaram o governador Renato Casagrande a colocar o Espírito Santo em destaque nacional”, afirmou Enivaldo, que já articula para, a partir de janeiro, iniciar o movimento dos prefeitos rumo a 2026.

Biografia

O lançamento do livro, escrito pelo jornalista José Caldas da Costa, será às 19 horas desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores. Pronto há quase três anos, o livro teve o lançamento adiado porque o prefeito não queria que ele servisse de publicidade eleitoral.

A obra mostra a trajetória política de Enivaldo desde a primeira tentativa de se eleger deputado estadual em 1982 e a carreira a partir de 1986, até seu retorno ao comando do município depois de 30 anos. “Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, explica o prefeito sobre a decisão de encomendar uma biografia em vida.

O livro, define o seu autor, é um “passeio pela história política do Espírito Santo”, para explicar a atuação do seu personagem central. “De algum modo, é também a história de nossa amizade, que tem mais de quatro décadas. Conto o que vi e o que ouvi, mas também aquilo que outros falam de Enivaldo, bem como sua própria versão de alguns fatos”, diz Caldas.

No prefácio, o cientista político e social João Gualberto Vasconcellos menciona o “caráter instigante da personalidade de Enivaldo”, que ocupou espaços importantes na política estadual, mesmo sem nenhuma tradição política familiar, e valoriza o fato de o personagem propor-se a ser biografado em vida, o que é incomum.

Mais Lidas