segunda-feira, janeiro 27, 2025
26 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 27, 2025
segunda-feira, janeiro 27, 2025

Leia Também:

Campeão de votos, prefeito de Viana reforça liderança na Assembleia

Projeto aprovado por deputados foi uma das bandeiras da campanha de Wanderson Bueno

Ellen Campanharo/Ales

Wanderson Bueno (Podemos), prefeito reeleito de Viana, com 92,49% dos votos, maior índice do Estado, se firma como liderança nova na política, ao ver aprovado na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (11), o projeto do primeiro Polo Cervejeiro Municipal do Brasil, de autoria do deputado Fabrício Gandini (PSD).

O empreendimento, uma das bandeiras de sua campanha eleitoral, que inclui o lançamento do Programa de Fomento à Cerveja Artesanal em Cervejarias, criado em 2023, movimentou a totalidade dos deputados, independentemente de partidos. Wanderson é afilhado político do presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel, ex-prefeito do município, apontado como uma das figuras articuladas para a disputa eleitoral de 2026.

“Temos uma capacidade enorme de desenvolver o turismo, principalmente o agroturismo. São dois milhões de consumidores na Grande Vitória que podem ir a Viana. Acreditamos no turismo como vetor de desenvolvimento. Vai ser o primeiro polo de cervejarias artesanais do país”, exaltou o prefeito, alvo de unanimidade nas homenagens dos parlamentares.

Apesar de ser considerado da Grande Vitória, Viana é um município interiorano, mais voltado às atividades do campo. Os dois projetos se encaixam na movimentação para ampliar o nível de participação na economia estadual.

“Nos próximos anos, vamos ter uma perda financeira gigantesca por causa da mudança da tributação. A solução para o Espírito Santo passa por inovações, por prefeitos que enxergam além, e trazem novas perspectivas para os seus municípios. (…) Não é só turismo, em Viana temos produção de lúpulo (ingrediente da cerveja), uma demanda do nosso país”, ressaltou Gandini durante a votação.

A proposição tramitou em regime de urgência. Na Comissão de Justiça, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) acolheu emenda da Procuradoria e emitiu parecer pela constitucionalidade, que foi acatado pelos membros dos colegiados. A emenda em questão apenas destaca que a possível legislação vai entrar no Anexo I da Lei 12.017/2023, que dispõe sobre a denominação e consolida a legislação em vigor referente à criação de rotas turísticas do Estado.

O projeto recebeu parecer favorável nas comissões de Turismo e Finanças. “As rotas trazem luz para um setor que está crescendo. No caso de Viana, as cervejarias estão crescendo e compõem um elemento turístico importante. Esse tipo de projeto não cria despesa e traz aumento de arrecadação com o aumento do fluxo turístico”, defendeu Tyago Hoffmann (PSB).

A região que contempla a rota segue das imediações do Parque de Exposições de Viana até a divisa da cidade com Guarapari, margeando sempre a estrada de Bahia Nova e algumas vicinais, com uma área de aproximadamente 28,7 quilômetros.

Mais Lidas