Scaramussa e Rosinéia Bergamaschi defendem renovação dos contratos DTs
O prefeito eleito de Linhares (norte do Estado), Lucas Scaramussa (Podemos), anunciou nesta quinta-feira (14), o nome da professora Rosinéia Bergamaschi para a Secretaria de Educação, a partir de janeiro de 2025. Ele solicitou à atual gestão, de Bruno Marianelli (Republicanos), a renovação dos contratos dos servidores temporários (DTs) que atuam na área.
Professora efetiva e diretora escolar na rede municipal de ensino, Rosinéia foi apresentada por Scaramussa como servidora “com amplo currículo acadêmico e anos de experiência em sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele destaca a renovação dos contratos de professores, monitores da educação infantil e da educação especial, e auxiliares de serviços gerais. Essa situação foi tema, nesta semana, da primeira reunião da equipe de transição com a atual secretária da área, Maria da Penha Valani Giuriato, para alinhamento sobre o início do ano letivo na Rede Municipal. Entre os demais assuntos debatidos, o calendário oficial de matrícula e a merenda escolar.
Nas últimas semanas a equipe de transição já se reuniu outras três vezes com representantes das pastas de Segurança, Turismo e Cultura e Esporte e Lazer, para tratar de temas relacionados às festividades de fim de ano e verão nos balneários de Linhares.
Segundo Franco Fiorot (União), vice-prefeito e coordenador da equipe de transição, o próximo passo é fazer o diagnóstico geral de todos os setores da prefeitura utilizando as informações fornecidas. “Agora, de posse das informações, iremos aprofundar nossa análise em cada área, para aprimorar o plano de ação específico para os primeiros meses da gestão, considerando o panorama financeiro e estrutural de cada departamento”.