Deputado Lucas Scaramussa já anunciou nomes que chefiarão três pastas
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), prefeito eleito de Linhares, no litoral norte do Estado, anunciou, até o momento, os nomes de três pessoas que integrarão o secretariado em sua gestão. O primeiro deles foi o de Rosinéia Bergamaschi, nova secretária de Educação, conforme divulgado em novembro. Nessa segunda-feira (2), houve mais duas confirmações: o vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União), chefiará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e o policial rodoviário federal Eduardo Costa Negro ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública.
Assim como Lucas Scaramussa, Franco Fiorot já fez parte do grupo do ex-prefeito Guerino Zanon (PSD), tendo sido secretário municipal de Agricultura. Entre maio de 2023 e junho deste ano, Fiorot foi diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Formado em Comunicação Social e com MBA em Gestão do Agronegócio e em Comunicação Integrada, o vice-prefeito eleito é o atual coordenador da equipe de transição de Scaramussa.
O programa de governo de Lucas Scaramussa para Desenvolvimento Econômico tem como um dos pontos principais a defesa de incentivos fiscais para as empresas do município. Linhares tem o quinto maior Produto Interno Bruno (PIB) e a quinta maior arrecadação do Estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Linhares deve continuar utilizando das políticas de incentivos fiscais para diversificar sua matriz econômica e a cidade deve se atentar às mudanças da dinâmica econômica do país nos próximos anos por conta da reforma tributária. É dever do poder público facilitar a instalação de novas empresas e contribuir para o fortalecimento do ambiente de negócios local, fortalecendo o pequeno, o médio e o grande empreendedor”, diz o texto.
Eduardo Costa Negro, por sua vez, estará em sua primeira experiência como secretário municipal. Atualmente, ele é chefe da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Linhares e integrante do Conselho Interativo de Segurança Pública do município (Consel). Ele também é graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem especialização em Direito Processual Penal, e é pós-graduado em Ciências Policiais, além de já ter atuado como professor universitário.
“Encaminhamos nesta semana o pedido de cessão para o diretor-geral da PRF em Brasília, Antonio Oliveira, e agora aguardamos a resposta para confirmar o nome do Eduardo como futuro secretário e trabalharmos juntos nos próximos quatro anos, promovendo a integração das forças de segurança em favor de uma Linhares segura e preparada para enfrentar os desafios de uma das maiores cidades do Espírito Santo”, escreveu o prefeito eleito nas redes sociais.
O programa de governo de Lucas Scaramussa destaca que “Linhares aparece como uma das cidades mais violentas do Estado, sendo o município do interior mais violento em números absolutos”. Na Assembleia Legislativa, o deputado foi o autor de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC), protocolada no primeiro semestre deste ano, para assegurar o uso de arma de fogo pelas guardas municipais, conforme lei federal de 2014.
Entre as suas propostas para a área estão: construção do Centro Integrado de Segurança Pública; criação do Observatório da Segurança Pública de Linhares; viabilização da construção da Delegacia da Mulher por meio de parcerias; implantação de Programa Municipal de Segurança Escolar; ampliação da atuação da Patrulha Rural; e adequação do número efetivo da guarda municipal e dos agentes de trânsito.
Já Rosinéia Bergamaschi, nova secretária de Educação, é professora efetiva e diretora escolar na rede municipal de ensino. Ela foi apresentada por Lucas Scaramussa como servidora “com amplo currículo acadêmico e anos de experiência em sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior”. Ainda na área da Educação, o prefeito eleito solicitou à atual gestão, de Bruno Marianelli (Republicanos), a renovação dos contratos dos servidores temporários (DTs) que atuam no município.
Eleições
O deputado estadual Lucas Scaramussa foi eleito prefeito de Linhares com 45 mil votos (52,92%), derrotando o atual prefeito, Bruno Marianelli, que alcançou 33,3 mil (39,23%). Em terceiro lugar ficou Maurinho Rossoni (PL), com 6,6 mil votos (7,85%)
Lucas Scaramussa foi secretário de Meio Ambiente de Linhares por duas ocasiões, além de ter atuado como procurador do Conselho de Recursos Fiscais, subprocurador-geral e procurador ambientalista da Prefeitura de Linhares. Em 2020, foi candidato a prefeito em Linhares contra Guerino Zanon, seu antigo aliado, ficando em segundo lugar.
Em 2022, Scaramussa conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (Ales), enquanto Zanon, que havia renunciado ao cargo na prefeitura, foi derrotado na disputa para governador. Nas eleições deste ano, o ex-prefeito investiu pesado no palanque de Bruno Marianelli, o vice que assumiu em seu lugar.
O governador Renato Casagrande não declarou apoio formal a nenhum dos candidatos a prefeito de Linhares este ano. Guerino foi seu adversário em 2022. Já Scaramussa, apesar de fazer parte da base governista na Assembleia, não declarou apoio a Casagrande no segundo turno da última eleição para o Governo do Estado.