quarta-feira, dezembro 4, 2024
28.3 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 4, 2024
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Leia Também:

Conselho da OAB define lista sêxtupla do Quinto Constitucional 

Indicados a vaga de desembargador serão submetidos agora ao TJES 

A Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) definiu, nesta terça-feira (3), a lista sêxtupla de advogados indicados para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pelo Quinto Constitucional. Os mais votados foram Vinícius Pinheiro de Sant’Anna, Adriano Pedra, Alexandre Puppim, Erfen Ribeiro, Américo Mignone e Sarah Merçon.

Redes Sociais

Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Seccional e proclamados após arguições e votação. Vinícius Pinheiro recebeu 35 votos; Adriano Pedra, 30; Alexandre Puppim, 27; e Erfen Ribeiro, Américo Mignone e Sara Merçon ficaram empatados, com 26.

A lista será agora encaminhada ao TJES, que terá a responsabilidade de reduzir o número para três indicados a serem submetidos ao governador Renato Casagrande (PSB), que fará a escolha final do novo desembargador. 

A vaga no Tribunal, destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, surgiu com a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima. Neste ano, a escolha dos candidatos trouxe mudanças significativas no processo, o que gerou discussões entre a categoria, que apontou menor protagonismo na definição dos nomes enviados ao TJES. 

Tradicionalmente, o Conselho Seccional fazia a triagem inicial, reduzindo os candidatos a 12, e a classe decidia diretamente a lista sêxtupla em votação ampla. No entanto, as etapas se inverteram, e a categoria definiu os 12 finalistas, restando ao Conselho a decisão na última fase que envolve a Ordem.

Os demais candidatos, que ficaram de fora da lista sêxtupla, foram João Dallapiccola Sampaio, que recebeu 22 votos; Anderson Pedra, 21; Carla Fregona, 19; Rosemary de Paula, 18; Lucia Roriz, nove votos, e Flávia Brandão, cinco. 

A eleição para o Quinto Constitucional vai ser concluída na esteira de uma eleição histórica para a Presidência da Ordem. Erica Neves tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo, derrotando o atual presidente, José Carlos Rizk Filho. 

Mais Lidas