quinta-feira, novembro 28, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Protesto vai reunir ciclistas de Vila Velha e Vitória no próximo dia 30

Moradores de Vila Velha e Vitória promovem um “encontrão” de usuários ciclistas no vão central da Terceira Ponte, no próximo dia 30 de agosto. Segundo o evento criado no Facebook “Bicicletada enfrenta a ponte do apartheid”, o objetivo é mostrar que a proposta de implantar um ônibus para fazer o transporte das bicicletas entre os dois municípios, apesar de válida, passa ao largo das soluções de mobilidade previstas pelos ciclistas. 
 
A iniciativa é um desdobramento do ato “Você Praça, Acho Graça” realizado no último dia 11 de agosto, em Vitória, em prol da preservação da Praça do Cauê, quando ciclistas de Vila Velha e Vitória, apesar da falta de estrutura, conseguiram se reunir para rebatizar a Praça do Cauê como Praça do Ciclista, reafirmando a luta da categoria e a importância de preservação da área. 
 
Com  encontro, ressaltam os ciclistas, será possível mostrar que é possível andar de bicicleta de uma cidade para a outra apesar da inexistência de estrutura segura ligando as duas cidades. 
 
Segundo os ciclistas, durante o ato a bicicleta será divulgada como um meio de transporte, ressaltará a importância de criação de condições favoráveis para o uso deste veículo e chamará a atenção da população para a necessidade de tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
 
“É possível sim irmos de bicicleta de uma cidade a outra. O governo anunciou um ônibus que atravessaria ciclistas no final do ano entre as duas cidades, mas isso não basta. Não queremos ser reféns desse transporte público já sucateado. Não queremos pagar passagens e por isso andamos de bicicleta. Não queremos pegar o engarrafamento da ponte dentro do ônibus, queremos justamente dar fluidez ao transito optando por um transporte mais sustentável”, publicaram os ciclistas na página do evento. 
 
O novo ato, ressalta o evento, será contra o “apartheid” entre os municípios. “Vamos nos encontrar para simplesmente darmos as mãos e abraços calorosos nos nossos amigos ciclistas”. 
 
Para participar do encontro sobre a Terceira Ponte os ciclistas de Vila Velha deverão se concentrar na Praça Meyerfreun (Praça da Glória) e em Vitória, na Praça do Ciclista (Praça do Cauê) a partir das 18h do próximo dia 30, uma sexta-feira. Durante a concentração serão confeccionadas faixas e pintura de camisetas. A saída está marcada para as 19h. 
 
O ato marcado pelos ciclistas capixabas é inspirado em ações semelhantes realizadas em diversas cidades do mundo. Já se tornou usual nessas cidades que ciclistas, skatistas, patinadores entre outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana ocupem seus espaços nas ruas na última sexta-feira do mês de agosto. 
 
 
Protesto em Vitória
 
Cerca de 50 ciclistas pedalaram nesta segunda (19) da rua lateral do Campo da Desportiva, em Cariacica, rumo a Vitória para protestar contra a falta de ciclovias e ciclofaixas no Centro da Capital, principalmente em nas vias ao longo dos armazéns da Codesa. 
 
 
O protesto deixou o trânsito complicado pela manhã no Centro de Vitória e no acesso a Segunda Ponte para quem vinha de Cariacica. Eles cobravam, além de ciclovias, calçadas cidadãs para pedestres e cadeirantes. 
 
Os ciclistas seguiriam, inicialmente, até o Palácio Anchieta, mas diante do apoio da população ao ato eles esticaram a pedalada até a Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. O trajeto foi concluído com a travessia da Terceira Ponte. 
 
Segundo os ciclistas, a principal intenção do grupo foi pedir melhorias no trânsito para todos. “Um ciclista na rua é um carro a menos”, disparou um dos ciclistas na página do evento. 
 
A expectativa é que os ciclistas voltem às ruas no próximo dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
 
 
 
 

Mais Lidas