Com reeleição frustrada, Marcos Jauhar deixará para o vice o trabalho de transição
Marcos Luiz Jauhar (Podemos), o prefeito de Guaçuí, município do Caparaó capixaba, estará de férias a partir da próxima segunda-feira (16) até o dia 31 de dezembro – antecipando, assim, sua saída da gestão e deixando o trabalho de transição de governo para o vice-prefeito, Wullisses Moreira (PSDB), o Licinho.
Jauhar comunicou que entrará de férias em ofício endereçado ao presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Santiago (PP), no último dia 4 de dezembro. De acordo com o comunicado, suas férias se referem ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Provavelmente, Licinho é quem deverá se encarregar de passar a faixa ao prefeito eleito, Vagner Rodrigues (PP).
Ao longo do mandato do atual prefeito, a dívida pública de Guaçuí cresceu, chegando ao patamar de R$ 7,13 milhões até outubro deste ano, de acordo com o Painel de Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCES).
O chefe do Executivo se envolveu em uma polêmica no final de novembro, após o vazamento de print de uma suposta mensagem em que convocava funcionários comissionados a comparecerem à Câmara de Vereadores, com o objetivo de pressionar os parlamentares a aceitar a devolução de cerca de R$ 1 milhão em recursos à prefeitura – o presidente da Câmara deverá fazer o repasse até o fim do mandato.
Na eleição municipal de 2020, quando ainda estava no partido Republicanos, Marcos Luiz Jauhar desbancou a favorita Simone Biondo (então no DEM), conquistado o seu primeiro cargo político. Ex-policial, ele foi também presidente de instituições como a Associação Comercial de Guaçuí (Acisg) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tendo sido eleito na esteira da onda bolsonarista.
Na eleição de outubro deste ano, Jauhar teve que encarar dois ex-prefeitos – Vagner Rodrigues, ex-marido de Simone Biondo, e Luciano Machado (PSB) – e o empresário Carlos Gouvea (PL). Vagner, que enfrentou um pedido de impugnação, levou a melhor, obtendo 41,95% dos votos, contra 33,87% de Jauhar, 21,35% de Luciano e 2,83% de Gouvea.
Vagner Rodrigues ainda não anunciou os nomes de nenhum secretário municipal da nova gestão, mas 20 pessoas fazem parte de sua equipe de transição de governo.