domingo, dezembro 15, 2024
28.3 C
Vitória
domingo, dezembro 15, 2024
domingo, dezembro 15, 2024

Leia Também:

Obra prestes a inaugurar em Marataízes gera esgoto na vizinhança

Prefeito Tininho Batista afirma que Casagrande estará em evento na Lagoa do Meio

Sedurb

Tininho Batista (PSB), prefeito de Marataízes, no litoral sul do Estado, afirmou nas redes sociais que o governador Renato Casagrande (PSB) inaugurará, no próximo dia 20, o espaço da Lagoa do Meio, que passa por revitalização urbanística e paisagística. Entretanto, segundo relatos de moradores, ainda falta muito para que tudo fique pronto conforme o planejado – ao ponto de haver esgoto voltando pelo ralo em imóveis próximos à lagoa.

O vereador de oposição Cleverson Maia (Podemos) publicou um vídeo em suas redes sociais nessa quinta-feira (12), com registros da situação “desesperadora” na rua Pedro Maia. Segundo ele, a proprietária de um salão de beleza precisou abrir a tampa do esgoto na rua para que os resíduos parassem de entrar no estabelecimento. Ele relatou, ainda, que o mesmo acontece em várias outras casas, causando extremo mau cheiro e comprometendo a saúde das pessoas.

Ainda de acordo com o vídeo do vereador, funcionários da empresa responsável pela obra começaram a tirar o esgoto com baldes, sem luvas, para colocar em tratores que devolveriam o esgoto para a lagoa ou então jogar na própria rua. Cleverson informou que não foram colocados bueiros nas vias do entorno da lagoa, o que provocará alagamentos.

O vereador também mostrou diversos sacos de cal, material que deverá ser jogado na lagoa para, segundo ele, dar a sensação de que ela está limpa. Ele também classificou como “maquiagem” a parte da lagoa em que a obra de revitalização aparenta estar concluída.

Um morador ouvido por Século Diário, que prefere não se identificar por medo de represálias, confirmou os relatos. Ele afirma que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) desentupiu a rede que abastece a região, mas há o temor de que tudo piore novamente. “Fizeram o calçamento sem fazer rede de esgoto. A chuva veio, a fossa vazou e foi horrível. Dizem que vão inaugurar dia 20, mas a lagoa está a coisa mais feia. Tudo o que tinha para ser muito bonito, muito chique, está horrível. Se fosse bem feito, do que jeito que está no projeto, ficaria lindo”, comentou.

Com um investimento de R$ 55,1 milhões do governo estadual, as obras de urbanização da Lagoa do Meio são realizadas a partir de um convênio entre a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Marataízes. As intervenções começaram nos primeiros meses de 2023, e a previsão é de que terminem no final deste ano.

Antes das obras, a lagoa estava coberta por vegetação e nem mesmo ficava visível, a ponto de muita gente ter se surpreendido com a sua existência. De acordo com a Sedurb, serão implantados 3,5 mil metros de rede de drenagem, 26 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, 8 mil metros de meio fio, 1,7 mil metros quadrados de ladrilho hidráulico e mais 1,2 mil metros quadrados de sinalização horizontal e vertical.

O projeto prevê ainda implantação de ciclovia, calçada cidadã e praças, além de paisagismo, com o plantio de 8,6 mil mudas de arbusto, 1,5 mil metros quadrados de revestimento com grama em placas e 157 mil mudas de árvores. Também está incluído um espaço com academia funcional com mobiliário, bicicletário e bancos de concreto e madeira, além de um playground de 516 metros quadrados de piso em borracha, balanços duplos, gangorras duplas e escorregadores.

Com tamanha grandiosidade, o projeto foi saudado desde o início pela população, apesar dos transtornos causados. Entretanto, conforme se aproxima o fim do mandato de Tininho e a lagoa permanece poluída, a expectativa positiva vai dando lugar à desesperança. Rivais políticos apelidaram o espaço de “penicão do Tininho”.

Contribuem para essa percepção os relatos de problemas administrativos do fim do mandato do prefeito atual, com denúncias de falta de atendimento na saúde e ordens para paralisar obras por ausência de verba – as intervenções na Lagoa do Meio seguiram por se tratar de recurso estadual.

O governador Renato Casagrande fez uma visita às obras em setembro deste ano, quando também inaugurou cinco estações elevatórias de esgoto. “Dia 20 nós tamo lá, hein Tininho?”, disse em um evento do Partido Socialista Brasileiro, conforme postagem do próprio prefeito.

‘Conclusão prevista para dezembro’

Procurada por Século Diário, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano apenas reiterou as informações sobre as intervenções incluídas no projeto e afirmou que “a conclusão está prevista para dezembro de 2024”. Entretanto, a secretaria não informou uma data exata e não respondeu sobre as reclamações de moradores do entorno da lagoa.

Século Diário também procurou a Prefeitura de Marataízes, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Mais Lidas