Arnaldinho coloca a mão na eleição à Câmara e crava apoio a Osvaldo Maturano
A eleição à Presidência da Câmara de Vila Velha, a única realmente movimentada na Grande Vitória, registra dois fatos importantes e que já deixam claro a escolha do prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), para a votação do próximo dia 1º. O primeiro é a pose para foto dele e do vice, Cael Linhalis (PSB), com a chapa montada por Osvaldo Maturano (PRD), líder do Governo e integrante da lista de nomes ligados ao prefeito que entraram em campo para a disputa. O outro, o registro oficial da chapa nessa quarta-feira (18), marcando a abertura oficial do processo eleitoral. O grupo deu a largada com 11 vereadores, todos juntos na foto, incluindo Joel Rangel (Podemos), que por semanas parecia o candidato preferido, de tanto que não descolava de Arnaldinho em eventos oficiais. Por outro lado, se descolaram os outros aliados do prefeito que se colocaram no jogo, Ivan Carlini (Podemos), Rogério Cardoso (Podemos) e Patrícia Crizanto (PSB), que tentavam articular outra chapa. Mas além de agregar nomes da oposição – PL e PT -, o que repele Arnaldinho, o grupo de Maturano já garantiu de saída a maioria dos 21 vereadores e ainda ganhou mais um apoio nesta quinta, de Weber da Segurança (União). A disputa, como se vê, já fica decidida antecipadamente. Após muitas articulações de bastidores, Maturano se consolida como o nome da vez!
Bloco
Os demais vereadores da foto, que circula pelas redes sociais, além de Maturano e Joel Rangel, são Anadelso Pereira, Thiagão Henker e Léo Pindoba, do Podemos, partido do prefeito; Devanir Ferreira (Republicanos); Carol Caldeira (DC); Hércules Silveira (PP); Jonimar Oliveira (PP); Alex Recepute (PRD); e Ademir Pontini (MDB).
Bloco II
Já Weber da Segurança declarou adesão ao grupo após reunião com Maturano e Arnaldinho. Ele rasgou elogios nas redes e virou o 12º da lista de vereadores que fecharam com o candidato do prefeito.
Bloco III
Os integrantes da chapa são: Maturano, presidente; Hércules Silveira, primeiro vice-presidente; Alex Recepute, segundo vice; e os secretários Léo Pindoba, 1º; Carol Caldeira, 2ª, e Ademir Pontini, 3º.
Pulou fora
Até então, Weber conversava com o outro grupo, que contava com 10 nomes e também virou foto que circula no mercado. Nessa ala, somaram-se aos três aliados de Arnaldinho citados lá em cima e à oposição, Renzo Mendes (PP) e Fábio Pires (Agir), ambos da base do prefeito. Quer dizer…
Articulações
…há cinco nomes ainda que podem e devem convergir para Maturano, com a intervenção do prefeito na disputa, o que isolaria a oposição, formada pela bancada do PL – Devacir Rabello, Pastor Fabiano Oliveira e Patrick da Guarda – e o vereador do PT, Rafael Primo.
Tabuleiro final
Até segunda-feira (23), fim do prazo para o registro das chapas, o cenário ficará desenhado claramente. Mas mesmo com concorrência, não dá para imaginar uma reviravolta ao ponto de ameaçar os espaços e impor derrota a Arnaldinho. A eleição está devidamente encaminhada e sacramentada.
Enfim, o abono
Por falar no prefeito, a pergunta que fiz aqui na coluna outro dia, do abono aos servidores de Vila Velha, recebeu aceno positivo nesta quinta. Nas redes, Arnaldinho disse que pretende fazer o anúncio na segunda, tanto para o funcionalismo ativo e aposentados quanto para os professores, que recebem do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Vai cair
Ele não tratou a concessão do benefício como certeza, apontando dependência da análise das contas da prefeitura, mas o tom foi de que sim, vai cair na conta! É esperar para ver!
Incógnita
Com o anúncio de Vila Velha, só vai ficar de fora na região metropolitana, de fato, os servidores da Serra, apesar dos sucessivos pedidos do sindicato representativo. Nos bastidores, circulam comentários de que, no máximo, surgirá um acréscimo no tíquete-alimentação. Sigo de olho!
Nas redes
“Visitamos a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para dialogar acerca da implementação das câmeras corporais no âmbito da segurança pública no Espírito Santo. A medida é muita aguardada por toda a sociedade capixaba! (…)”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, informando de um Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo projeto piloto com 200 câmeras.