sexta-feira, dezembro 20, 2024
26.6 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 20, 2024
sexta-feira, dezembro 20, 2024

Leia Também:

Empresas se unem para disputar mercado de comunicação no Estado

Grupo Sim e Rede Capixaba assumem SBT e promovem união de outros veículos de mídia

Wikimedia

Dois dos principais grupos empresariais de comunicação do Estado fecharam um acordo para se fortalecerem na disputa pelo concentrado mercado de mídia. O Grupo Sim e a Rede Capixaba anunciaram, nesta sexta-feira (20), que vão assumir conjuntamente a transmissão do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) no Espírito Santo. A união também inclui a TV Record News, as rádios Massa FM e BandNews FM e os portais ES 360 e Sim Notícias.

A saída da Rede Tribuna – pertencente ao Grupo João Santos, que está em recuperação judicial – do SBT foi noticiada pela imprensa estadual e nacional no último dia 10 de dezembro, mas não confirmada oficialmente na ocasião. A novidade desta sexta-feira, além da confirmação do acordo, é o anúncio da união de dois grupos de mídia na retransmissão da emissora fundada por Silvio Santos.

De acordo com o comunicado, “os dois grupos passam a compartilhar a potente estrutura de retransmissão espalhada por dezenas de cidades, cobrindo todo o Estado”. As empresas afirmam, ainda, que “essa nova operação será norteada pelo compromisso de produzir informação e entretenimento de qualidade, marca do trabalho dos dois grupos ao longo dos últimos anos.

A nota destaca ainda que “o novo grupo não se limitará ao portfólio atual e buscará novas oportunidades dentro do setor de comunicação tanto no Espírito Santo quanto em outros estados”.

A Rede Capixaba é pertencente aos mesmos proprietários do Grupo Sá Cavalcante, conglomerado de empresas com forte atuação nos ramos de incorporação imobiliária e de shopping centers. No ramo televisivo, a TV Capixaba é, atualmente, a retransmissora do canal Band no Estado. Já o Grupo Sim tem como sócio majoritário o empresário Rui Baromeu, e faz a retransmissão da Record News.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Rede Gazeta, da família Lindenberg, tem o maior número de concessões comerciais de rádio e televisão do Espírito Santo, com 42. Em seguida está a Rede Vitória, do Grupo Buaiz, com 32. A Rede Capixaba tem 24 concessões, e o Grupo Sim, 19.

Crise na Tribuna

Desde o início de 2023, o SBT tem tentado se desfazer do contrato com a Rede Tribuna – que agora deverá assumir a retransmissão da Band. Entretanto, em junho daquele ano, a Justiça de Pernambuco, onde está sediado o Grupo João Santos, concedeu liminar obrigando o SBT a renovar a contratação até 2028.

O Grupo João Santos possui 41 empresas e já alcançou a posição de segundo maior fabricante de cimento no país. Com uma dívida de mais de R$ 10 bilhões, o conglomerado deu início a um processo de recuperação judicial em 2022.

Uma assembleia de credores realizada no último dia 5 de novembro alterou itens do plano de recuperação, mas a aprovação não foi unânime. No último dia 9, um grupo de ex-funcionários realizou um protesto em Recife (PE), reivindicando o pagamento de valores de rescisões trabalhistas de sete anos atrás.

O conglomerado foi multado em R$ 200 mil pelo Ministério Público Federal (MPF) no início deste mês de dezembro, por descumprir um acordo firmado em agosto de 2023 para quitar débitos trabalhistas.

No Espírito Santo, a crise do Grupo João Santos afetou a Rede Tribuna, que passou por demissão em massa de funcionários e ameaça de fechamento do jornal A Tribuna. Em fevereiro do ano passado, uma liminar impediu que o ex-superintendente do grupo capixaba, João Carlos Pedrosa da Fonseca, negociasse a venda de imóveis da rede comunicação.

Mais Lidas