segunda-feira, janeiro 13, 2025
25.5 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Papai Noel existe sim, acredite

Cada casa tem o seu, de todos os dias, que luta diariamente

O tempo que passa ligeiro nos traz o espírito do Natal, com suas luzes, cores, seus pacotes e, às vezes, presentes.

Um tempo de amor, de solidariedade, de abraços, de reconciliação, de fraternidade, um tempo de paz.

Tempo de acreditar, de esperançar, de renascer, de religar-se consigo mesmo e com a família, com as pessoas próximas, com amigos. Para isso é preciso muito amor e compreensão, perdoar a si mesmo e ao outro. Para ser feliz nem sempre é possível ter razão, é preciso ser instrumento de paz e viver a harmonia possível.

Neste cenário de boas festas e de um feliz ano vindouro, uma figura mística reina, num ambiente colorido com muitas árvores enfeitadas e músicas afirmando que os sinos estão tocando.

Para as crianças e alguns adultos, uma dúvida paira no ar, quem é este tal de Papai Noel, que aparece somente no Natal, de botas longas, casaco grosso, um gorro na cabeça? Onde ele fica nos outros dias do ano? Ele existe mesmo? Podemos acreditar?

Sim, ele existe, devemos informar a todos, crianças e adultos, que Papai Noel existe, sim. Ele não mora no Polo Norte, como alguns afirmam, mas passa os dias no polo industrial ou comercial de nossas cidades. Ele não viaja de trenó, voando pelos céus, ele enfrenta diariamente a imobilidade urbana de nossos engarrafamentos dentro de um ônibus lotado ou em um automóvel parado no trânsito caótico da cidade.

Ele nem sempre é tão velho nem tão barrigudo, nem sempre usa casacos vermelhos e botas pretas. Ele não carrega um saco às costas, às vezes uma mochila. Ele não distribui presentes para todos, quando muito se aperta daqui e dali para presentear os pequenos de sua família, não porque não queira, mas porque sua renda não permite.

Precisamos acreditar que Papai Noel existe sim, todos os dias, não somente no Natal. Que Papai Noel não é injusto e distribui bons presentes para os ricos e presentes simples para nós, e que cada casa tem o seu Papai Noel, que muitas vezes é uma Mamãe Noel, e além de nos presentear da sua maneira no Natal, cuida de sua família o ano inteiro. São papais Noéis diferentes, cada um segundo sua realidade.

É preciso que desde crianças compreendamos a nossa realidade de povo trabalhador, para não sermos injustos com o nosso Papai Noel de todos os dias, que luta nos polos industriais e comerciais para cuidar dos seus, com o resultado do seu trabalho.

Que cada família, segundo sua realidade, realize boas festas, tenha um feliz Natal e um ano novo cheio de esperança, na construção diária de um futuro cada dia melhor.

Aproveitemos este tempo para vivermos a paz, a solidariedade, a cooperação entre nós e, com isso, unificarmos nossa esperança de juntos construirmos a sociedade que merecemos, precisamos e que será construída pelas nossas ações diárias.

Boas Festas, um feliz Natal e que consigamos juntos realizar nossos desejos nos anos futuros. Sigamos nas lutas. 

Mais Lidas