sábado, janeiro 4, 2025
29.4 C
Vitória
sábado, janeiro 4, 2025
sábado, janeiro 4, 2025

Leia Também:

Papa Francisco nomeia novo arcebispo para a Arquidiocese de Vitória

Dom Dario deixará a Arquidiocese, sendo substituído por Dom Ângelo Ademir Mezzari

Divulgação Arquidiocese de Vitória

O ano de 2025 vai começar com novidades na Arquidiocese de Vitória. Nesta segunda-feira (30), o Papa Francisco nomeou Dom Ângelo Ademir Mezzari como o novo arcebispo. O sacerdote, da Congregação Rogacionista do Coração de Jesus, era bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo e substituirá Dom Dario Campos, que renunciou ao cargo em junho de 2023, quando completou 75 anos, iniciativa que deve ser feita por todos bispos ao chegar a essa idade.

Dom Dario prosseguirá na Arquidiocese até 22 de fevereiro como administrador apostólico, função exercida quando a sede episcopal está em vacância. Após a posse do novo arcebispo, o atual retornará para a congregação franciscana, em Belo Horizonte. Dom Andherson Franklin continua bispo auxiliar de Vitória.

Em seu pronunciamento, Dom Dario desejou a Dom Ângelo “paz e bem para essa nova missão nessa querida Arquidiocese de Vitória. Vamos acolher o senhor e sua nomeação com muita alegria”. O arcebispo disse, ainda, que “com certeza, Dom Ângelo vai trazer na sua bagagem muitas experiências, muito conhecimento e muita vontade de fazer o que Deus e a Igreja lhe pedem neste momento”.

Em suas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) agradeceu Dom Dario e Dom Andherson e deu as boas vindas a Dom Ângelo. “Agradeço a Dom Dario e Dom Andherson pelo dedicado pastoreio na Arquidiocese de Vitória, sempre com zelo e carinho. Dou as boas vindas a Dom Ângelo, nomeado pelo Papa Francisco nosso novo arcebispo, desejando sabedoria e bençãos nessa nova missão. Seguimos como peregrinos de Esperança”, disse.

Dom Ângelo nasceu em 2 de abril de 1957, em Santa Catarina, no Sul do País. Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1984. Após a ordenação, completou seus estudos fazendo o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná. Em São Paulo, no ano de 2003, completou o Mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Faculdade Assunção, da arquidiocese de São Paulo.

Foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de Fiorentino, e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal foi em 19 de Setembro de 2020, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Santa Catarina. Desde abril de 2023, preside a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Mais Lidas