segunda-feira, janeiro 6, 2025
25.5 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 6, 2025
segunda-feira, janeiro 6, 2025

Leia Também:

Câmara de São Mateus tem impasse sobre novo presidente

Wanderlei Segantini foi eleito mesmo após vereador ter dado sessão por encerrada

Redes sociais

O vereador Wanderlei Segantini (MDB) foi eleito o novo presidente da Câmara de São Mateus, no litoral norte do Estado, na sessão dessa quarta-feira (1). Entretanto, não se pode dizer que isso já é assunto decidido no município. O vereador Nivaldo Antonio dos Santos, mais conhecido como Wap Wap (Podemos), que comandava os trabalhos por ser o mais velho da Casa, decidiu encerrar a sessão antes da eleição da Mesa Diretora. Seu grupo defende que escolha dos ocupantes dos cargos ainda precisa acontecer.

O impasse começou logo após a posse dos novos vereadores, realizada no auditório do Sesc. Wap Wap anunciou que a mesa que presidia os trabalhos da sessão de posse seria desfeita, mas os demais parlamentares – em especial, Isamara da Farmácia (União) e Wan Borges (PSB) – protestaram. Consideravam que era preciso dar início à eleição da Mesa Diretora de forma imediata.

A sessão ficou paralisada por alguns minutos, enquanto os vereadores discutiam entre si e a plateia também se manifestava. Em seguida, Wap Wap retomou o microfone apenas para anunciar que não havia condições de a sessão ser continuada, adiando a votação para essa quinta-feira (2). Ele alegou também que passou mal, e, por estar de atestado médico, houve posteriormente novo adiamento da sessão de eleição para segunda-feira (6).

Mesmo com a atitude tomada pelo colega, a maioria dos vereadores considerou que ainda havia quórum deliberativo para continuar com os trabalhos. Com a saída de Wap Wap, coube ao segundo vereador mais velho, Vilmar do Seac (PSD), a função de presidir a sessão, conforme Regimento Interno.

A chapa única, “Juntos pela reconstrução de São Mateus”, foi eleita com votos de todos os parlamentares presentes. Além de Wanderlei Segantini, Wan Borges foi escolhido como vice-presidente, e Isamara, como 1ª secretária.

Junto aos integrantes da nova Mesa Diretora e do presidente da sessão, participaram da eleição os vereadores Schaeffer (PSB), Branco (PL) e Professora Valdirene (PT). Com Wap Wap, deixaram o auditório antes do pleito Cristiano Balanga (PP), Isael (PP) e Raphael Barbosa (PDT).

“Como presidente da Câmara Municipal, a minha missão será zelar pela harmonia e pela boa condução dos trabalhos legislativos, assegurando que todos os vereadores tenham espaço para expressar suas ideias e que o processo de tomada de decisões seja sempre pautado pela justiça, pela legalidade e pelo respeito”, escreveu Wanderlei nas redes sociais.

Disputa interna

Uma fonte próxima dos meios políticos locais considera que Wap Wap estava querendo adiar a votação, porque seu grupo não conseguiu se organizar a tempo para ter uma chapa forte. Mas não seria possível classificar os parlamentares em disputa como de situação ou oposição à gestão do Executivo, ao menos por enquanto.

Os partidos de Wap Wap e Wanderlei Segantini estiveram, ambos, na coligação do prefeito Marcus da Cozivip (Podemos) nas eleições municipais de 2024. Marcus, que assumiu o primeiro mandato, também tomou posse nessa quarta-feira, e estava na mesa da sessão até a confusão começar.

Aos 67 anos, Wap Wap está iniciando um mandato na Câmara de Vereadores de São Mateus após não conseguir os votos necessários em quatro eleições consecutivas. Já Wanderlei Segantini, de 58 anos, teve um mandato parlamentar, de 2009 a 2012, e ficou como suplente nas eleições de 2012 e 2020.

Mais Lidas