Mudança no secretariado foi anunciada pelo governador Renato Casagrande
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (8), a troca de secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano: sai Marcus Vicente, ex-deputado federal, entra Marcos Aurélio Soares, ex-vereador de João Neiva, no norte do Estado, que até então era subordinado de Vicente como subsecretário da Sedurb para Assuntos Administrativos.
A mudança teria partido de uma indicação de Da Vitória, deputado federal e presidente estadual do Progressistas (PP), sigla que também já foi comandada por Marcus Vicente – que agora vê o seu capital político cada vez mais reduzido.
“Agradeço ao Marcus Vicente pelo trabalho e pela gestão marcada por grandes avanços para o nosso Estado. Seguimos trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos capixabas”, escreveu Renato Casagrande nas redes sociais.
Em um passado recente, Marcus Vicente foi considerado “dono” do PP no Espírito Santo. Entretanto, não conseguiu se eleger novamente como deputado federal em 2022. Em 2024, sua esposa, Naciene (PP), ficou em segundo lugar na eleição para a prefeitura de Ibiraçu, cidade vizinha a João Neiva, e que é o reduto da família Vicente – o próprio Marcus foi prefeito em dois mandatos.
Da Vitória, por sua vez, foi reeleito deputado federal em 2022, com 71,7 mil votos, e chegou a ser cotado para a disputa ao Senado. Com esse capital político acumulado, desbancou Marcus Vicente da Presidência estadual do PP em 2023.
Com a substituição, Renato Casagrande mantém o PP em uma secretaria estratégia e preserva seu arco de alianças, visando as eleições de 2026, mas tira de sua gestão um aliado fiel – o também deputado federal Evair de Melo era crítico da gestão partidária de Marcus Vicente justamente por causa da parceria com o governador.
Da Vitória, por sua vez, apesar de manter o PP estadual na base legislativa de Renato Casagrande, é mais afinado com a oposição bolsonarista do PP Nacional na Câmara dos Deputados. Além disso, mantém proximidade com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), um rival do governador, a ponto de ter participado da solenidade de posse do segundo mandato de Pazolini.
Especula-se que Marcus Vicente ocupará outro cargo na gestão estadual, e também pretende mudar para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido comandado no Estado pelo vice-governador Ricardo Ferraço.