quinta-feira, janeiro 9, 2025
24.4 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 9, 2025
quinta-feira, janeiro 9, 2025

Leia Também:

Espírito Santo tem mais de 300 atingidos pelas chuvas

Os rios Doce e Santa Maria da Vitória atingiram cota de inundação

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil, publicado na manhã desta quinta-feira (9), aponta que o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Espírito Santo chegou a 333. Desse total, 297 estão desalojadas e 36 desabrigadas. Em ambos os casos, o número maior de vítimas continua em Rio Bananal, que tem 200 desalojados e 25 desabrigados, que ficaram nessa situação devido ao rompimento de uma barragem, ocorrido nessa terça-feira (7).

Também em Rio Bananal, a ES 245, que liga o município a Linhares, está totalmente interditada devido ao acúmulo de água sobrepondo a pista, sem previsão de reabertura. O segundo município com maior número de atingidos é Mimoso do Sul, no sul, com 27 desalojados e 2 desabrigados, estes últimos estão abrigados em uma creche. Nas demais cidades não há desabrigados, somente desalojados.

Em Aracruz, no norte, os atingidos totalizam 23 pessoas. Em seguida, vem Jaguaré, na mesma região, com 20 desalojados. São Domingos do Norte, no norte, está com 5. Iúna, no Caparaó, tem 12, pois 4 casas foram inundadas em Trindade, fazendo com que essas pessoas tivessem que ser retiradas de lá. Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa, ambos na região serrana, tem 4 desalojados cada uma, e Barra de São Francisco, no norte, 2.

Secom/Felipe Reis

Na manhã desta quinta-feira o nível do Rio Doce atingiu 3,69 metros, ultrapassando a cota de inundação, que é de 3,45 metros. Devido aos riscos de alagamento, em visita do secretário municipal de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro, e do subsecretário de Assistência Social, Rony Preato Pião, famílias da comunidade do Olaria, em Linhares, no norte, estão sendo orientadas a acionar as equipes da Defesa Civil em qualquer situação de emergência. Nessa mesma comunidade, uma família de 7 pessoas foi levada para a Casa de Acolhida. Outra família, de 4 pessoas, foi para a casa de parentes. Em Colatina, o Rio Doce chegou na cota de atenção.

Em Santa Leopoldina, o rio Santa Maria da Vitória atingiu a cota de inundação. O prefeito Fernando Rocha (PDT), nas redes sociais, informou que foi feita retirada de veículos e outros bens materiais de residências, comércios e órgão públicos. Disse, ainda, que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alice Holzmeister, no Centro, está à disposição caso haja desalojados ou de desabrigados.

Mais Lidas