Cineclube estreia com documentário sobre bar que foi reduto cultural capixaba
A cultura e a memória do Centro de Vitória ganham destaque nesta quinta-feira (16), às 19h30, com a estreia do Cineclube Avesso, que exibe o documentário “Britz Bar – Relatos Sóbrios de Tempos Ébrios”, um resgate da história do lendário Britz Bar, espaço que marcou época entre 1961 e 1983, durante os anos da Ditadura Militar. A sessão acontece no Espaço Thelema, localizado no Centro da capital capixaba, e será aberta ao público.
Conhecido como ponto de encontro de artistas, jornalistas e militantes de esquerda em meio à repressão da ditadura, o Britz marcou um período em que o Centro de Vitória vivia um dinamismo cultural e social significativo. “A história do Britz está ligada a um Centro de Vitória que não vivia o abandono de hoje. Os grandes shows, por exemplo, aconteciam no Centro. Após as apresentações, artistas como Elis Regina e Cartola iam ao Britz”, destaca a jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo, idealizadora do projeto.
O documentário, dirigido por Caio Fassarella e Lucas Valadão, tem 14 minutos de duração e traz relatos de quem fez parte da história do bar, além de uma trilha sonora com composições especiais sobre o local: “Bom mesmo era lá no Britz”, de Francisco Velasco; “Britz Bar, ai que saudade que dá”, da escola de samba Unidos da Piedade; “Britz On the nós”, de Antônio Aquino e Tina Tirone.
“Política, arte e música enchiam os copos de quem sentasse às mesas do Britz Bar, que não tinha hora para fechar e nem porta”, diz o chamado do curta-metragem. Após a exibição, haverá um debate com um dos produtores do filme, Caio Fassarella, mediado pela produtora cultural Fells.
Ao apresentar a relação do Britz Bar com o Centro de Vitória e sua importância na história cultural e política da cidade, o documentário oferece um importante registro da memória coletiva de Vitória, destaca Elaine. “Muitas pessoas, ao verem a divulgação da primeira sessão do cineclube, já me perguntaram o que era o Britz, onde era, pois nunca tinham ouvido falar. O Cineclube Avesso já está levando a história do Britz para muita gente que não sabia que ele existia”, relata.
O evento marca o lançamento do primeiro projeto do Cineclube Avesso, “O Centro de Vitória na Tela”, que terá seis sessões semanais exibindo obras audiovisuais capixabas que retratam ou têm o Centro de Vitória como cenário principal. O momento será uma oportunidade de resgate da memória do Centro, mas também de discussões sobre o contexto atual.
“A ideia de fazer este projeto com obras audiovisuais que se passam ou falam do Centro surgiu como forma de resgatar parte da história e também debater a realidade dele hoje, pois trata-se de um lugar de suma importância, mas que está abandonado pelo poder público”, observou a realizadora. Ela destaca que o Cineclube Avesso pretende ser uma iniciativa permanente, que não se encerra com este projeto inicial.
Serviço:
Cineclube Avesso – Estreia com exibição do documentário Britz Bar – Relatos Sóbrios de Tempos Ébrios
Quando: Quinta-feira, 16 de janeiro, às 19h30
Onde: Espaço Thelema – Graciano Neves, 90 – Centro, Vitória
Entrada: Gratuita