Elisa Lucinda revelou alguns convidados que estarão no evento em maio
Em entrevista inédita ao programa Pocando pelo Mundo, do Século Diário, a escritora e atriz Elisa Lucinda falou sobre a segunda edição da Festa Internacional da Palavra, que vai acontecer entre 21 e 24 de maio, em Itaúnas, no município de Conceição da Barra. Entre as atrações já confirmadas está o escritor Itamar Vieira Junior, uma das maiores revelações da literatura brasileira nos últimos anos, duas vezes vencedor do Prêmio Jabuti com os livros “Torto Arado” e “Salvar o Fogo”.
Além de Itamar, outras atrações de peso confirmadas por Elisa são os escritores brasileiros Eliana Alves Cruz, Estevam Ribeiro, Jean Wyllys, Carla Madeira e Kiusam Oliveira, além de atrações internacionais, como a cubana Teresa Cárdenas e o angolano Kalaf Epalanga.
Segundo Elisa Lucinda, que é a idealizadora e diretora artística da Festa da Palavra, a inspiração para o projeto veio quando participava da tradicional Festa Literária de Paraty (Flip). “O que Paraty tem que Itaúnas não tem? Temos muita coisa, inclusive um rio limpo para a gente tomar banho”, declarou na entrevista. “É um lugar tão precioso, com uma comunidade tão rica culturalmente e ecologicamente que eu quero que as pessoas conheçam”.
A ideia surgiu há alguns anos mas a concretização de um grande evento literário na vila de Itaúnas acabou frustrada pela pandemia, sendo que a primeira Festa da Palavra aconteceu de forma híbrida, com participação de nomes como Lázaro Ramos, Chico César e Jean Wyllys.
Mas, desta vez, Elisa promete que a vila conhecida pelo forró vai respirar literatura. “Eu chamo de festa da palavra porque em toda feira [literária] que vou eu digo isso: aqui é uma festa da palavra, a palavra é protagonista. Aquela comunidade para para ouvir a palavra, para ler a palavra, a palavra tem muita importância. A gente só presta atenção na feira literária e nem percebe que está tendo uma grande aula de literatura, literatura viva, as crianças conversando com ilustradores, as pessoas conversando com os autores, vendo como é palpável”.
A escritora destacou ainda que, durante o evento, vai ser feita uma campanha de doação para que participantes levem livros que leram e gostaram para doar para as crianças e jovens da comunidade, que serão incentivados a criar suas primeiras bibliotecas em suas casas. O site oficial do evento é: www.festadapalavra.com.
Na entrevista completa, além da Festa da Palavra, Elisa Lucinda fala sobre sua trajetória no teatro e na literatura, que tem início no Espírito Santo, sua paixão por Itaúnas e sua posição sobre o projeto de concessão de parques estaduais para iniciativa privada. O programa vai ao ar no próximo domingo, às 9h, no canal do Século Diário no YouTube.