quinta-feira, novembro 28, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Audiência Pública vai discutir rede de esgoto para balneário de Carapebus

A implantação da rede de esgoto do Balneário Carapebus, na Serra, será discutida durante audiência pública nesta quinta-feira (29). A implantação do saneamento é uma das principais reivindicações de moradores e turistas que frequentam a região. De acordo com o vereador Gideão Svensson (PR), propositor do debate, sociedade civil, prefeitura e Cesan deverão discutir prazos para implantação do sistema na região. 
 
 “Vamos falar, por exemplo, sobre a Lei 4010/2013, aprovada no início do ano em caráter de urgência e que institui o Plano de Saneamento Básico na Serra, ou seja, 100% do esgoto do município têm de ser tratado. Queremos abordar esses pontos e prazos para termos uma posição mais concreta. A intenção é alinhar todas as questões ainda pendentes”, esclareceu o vereador.
 
Segundo Gideão, as residências do bairro são ligadas a fossas, que entopem constantemente e geram muitos incômodos. Além disso, reclamam os moradores, muitas vezes a própria população tem que construir suas fossas no quintal, sem assistência técnica ou qualquer orientação profissional. 
 
De acordo com os moradores, a implantação da rede de esgoto na região é cobrada há mais de dez anos e enquanto isso não ocorre é preciso aguardar até três meses para que o caminhão da prefeitura esvazie uma fossa. 
 
Em maio deste ano, ressalta a comunidade, foram anunciados novos investimentos para aplicação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), totalizando mais de R$ 100 milhões até 2016.
 
Com a verba, a promessa do Executivo era ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Carapebus e, segundo os moradores, a cobrança agora é para a definição prazos para o início e fim das obras na região. Inicialmente, as obras em Carabebus deveriam ser concluídas em 2014.

Mais Lidas