sábado, fevereiro 8, 2025
28.9 C
Vitória
sábado, fevereiro 8, 2025
sábado, fevereiro 8, 2025

Leia Também:

Novo álbum de Sandrera está disponível nas plataformas digitais

Mais: Mostra Cultural; Lançamento de Juane Vaillant; e blocos de rua de Cariacica

Estrada, Vã, Poesia, novo álbum do cantor e compositor Sandrera, está disponível nas plataformas digitais. Um dos destaques da obra é uma adaptação musical de uma carta de Raul Seixas enviada à sua ex-esposa, Kika Seixas, intitulada Querida Kika. A canção foi lançada originalmente pelo cantor em 2018, no formato de single e videoclipe. Agora, ressurge remasterizada. “A letra expressa a profunda saudade, o desejo de reconciliação e reflete sobre a solidão que o Raul sentia em função da distância da amada e da filha. É um desabafo cheio de nostalgia e arrependimento, buscando reconciliação”, afirma o músico.

Divulgação

O álbum conta com oito composições que representam a jornada de Sandrera na estrada dentro do folk rock, estilo que ele abraçou desde o início de sua carreira, há 25 anos. O artista lança também, no dia 14 de fevereiro, o videoclipe da canção Pássaro Negro, que integra o seu álbum Quase Hippie. Com direção de Philippe Grillo, o vídeo traz referências ao escritor Edgar Allan Poe, ao pássaro Assum Preto, imortalizado por Luiz Gonzaga, e à canção Blackbird, dos Beatles.

Músicas inéditas

Divulgação

Estrada, Vã, Poesia também traz músicas com temas como amor, saudade, desilusão e esperança. Sandrera aponta algumas que considera especiais. São elas: Esmola, que retrata a luta do artista em um mundo que não valoriza a sensibilidade; Nossa Festa, que reflete sobre a passagem do tempo, os erros e acertos; e Feito Criança, que, de acordo com o artista, “pode ser entendida como uma celebração da busca pela simplicidade e alegria da infância”.

Mostra Cultural Tambor de Raiz

Entre os próximos dias 10 e 19, acontecerá a Mostra Cultural Tambor de Raiz, que vai levar apresentações de música instrumental, orquestra de violino, danças e outras exposições cênicas para quatro comunidades de Conceição da Barra, no norte do Estado: Linharinho, no dia 10; Córrego do Alexandre e Santana, no dia 17; e Vila de Itaúnas, no dia 19, sempre às 19h.

Linguagens artísticas

Danilo Lopes

De acordo com o presidente do Instituto Tambor de Raiz, Didito Camillo, o evento busca fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, oriundos principalmente de comunidades quilombolas. A mostra conta com a participação de 16 crianças, que vão apresentar diversas linguagens artísticas trabalhadas no instituto, como teatro, violino, canto, dança afro, capoeira e jongo.

Lançamento de livro

Divulgação

Quem também está com novidade no cenário cultural capixaba é a escritora Juane Vaillant, que no próximo sábado (15), lança o livro Deusa Menina e sua Fantástica Ilha. O lançamento será no Espaço Selva, no Centro de Vitória, às 17h. A obra reúne sete contos fantásticos e narra a jornada de Catharina, uma adolescente negra que está se reconhecendo enquanto deusa ao mesmo tempo que conhece o mundo que a cerca: a ilha.

Exibição de curta

O evento também vai contar com a exibição do curta Deusa Menina, dirigido por Juane Vaillant. O filme é baseado no prólogo do livro da autora, foi premiado na 3ª Mostra CineMarias, e recebeu menção honrosa na 23° Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Em breve, mais dois contos do livro também ganharão adaptação para o cinema dirigida por Juane Vaillant. O curta A Hora Dourada será uma adaptação das histórias Sonhando com uma Elfa e Conhecendo uma bruxa.

Cursos e oficinas na Fafi

Leonardo Silveira/PMV

A partir desta segunda-feira (10), estão abertas as inscrições para 585 vagas para cursos e oficinas gratuitas na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (14), por meio da plataforma Sympla. Serão oferecidas duas modalidades: os cursos Técnico em Dança e Básico em Dança, para quem busca uma formação mais técnica e aprofundada, e as oficinas livres de Teatro, Dança e Música. Ao contrário das oficinas, os interessados nos cursos técnicos passarão por um processo seletivo com provas práticas nos dias 17, 19 e 21 de fevereiro.

Blocos de rua em Cariacica

Jackeline Gomes

O Carnaval começa neste sábado (8) em Cariacica, com o início dos desfiles dos blocos de rua, que seguem até o dia 16 de março. Ao todo, são 15 blocos, que irão às ruas das 17h às 21h. O primeiro será o Bloco BB, no bairro Graúna. A expectativa dos organizadores é que haverá a participação de 1,5 mil foliões. Na sexta-feira (14) é a vez do Bloco vai dar o que Falar, em Cruzeiro do Sul. No dia seguinte, em Itanguá, terá o Bloco Em Cima da Hora.

Blocos de rua em Cariacica II

No domingo (16), o Bloco Bora Lá, de Itacibá. Em Alto Lage, no sábado (22), tem o Bloco Carnapiralto. No mesmo dia, o Bloco 705, em Nova Brasília. O Bloco das Piranhas fará a alegria dos foliões no domingo (23), em Jardim Campo Grande. Encerrando a programação de fevereiro, o Bloco Piradinho fará sua concentração no estacionamento do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Tucum, na quinta-feira (27).

Blocos de rua em Cariacica III

A programação do Carnaval de rua de Cariacica em março começa no sábado (8), com o Bloco Tá Lelé Tá Maluco, em Padre Gabriel. No mesmo dia haverá o Bloco Lambe Sal, em Nova Brasília. No domingo (9), dois blocos irão para as ruas: Bloco das Virgens, em Piranema, e Bloco Eva e Adão, em Jardim Campo Grande. No sábado (15), o Bloco Haja Coração alegra os moradores de São Benedito. O último dia será no sábado (16). Encerram a festa popular o Bloco do GM, em Bela Vista, e o Bloco do Seu Boneco, em Santa Luzia.

Até a próxima coluna!

Email: [email protected]

Mais Lidas