terça-feira, fevereiro 18, 2025
30.9 C
Vitória
terça-feira, fevereiro 18, 2025
terça-feira, fevereiro 18, 2025

Leia Também:

‘Coração de mãe’

Vinícius Simões é mais um aliado/derrotado a receber abrigo no Governo Casagrande…

...
CMV

O ex-vereador de Vitória Vinícius Simões (PSB) é mais um derrotado das eleições municipais a receber abrigo no Governo Renato Casagrande (PSB). Ele assumiu o cargo de subsecretário de Estado de Suporte à Educação, como divulgado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (17). A acomodação é bem melhor – salário e peso político – da que estava até então, na Assembleia Legislativa, de supervisor da Comissão de Agricultura. Simões integrou, na Câmara Municipal, o trio de oposição ao prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), hoje o principal adversário do grupo de Casagrande na corrida ao Palácio Anchieta e contra quem tem litígios judiciais. O ex-vereador está há menos de um ano no PSB, após deixar o Cidadania, esvaziado no Espírito Santo. A mudança pretendia aumentar suas chances de reeleição, o que não se concretizou. Ele ficou na primeira suplência, atrás dos eleitos Bruno Malias, Aloísio Varejão e Pedro Trés, mas, certamente, será peça dos planos proporcionais do PSB para 2026, que já estão em vigor no Estado, vide a “politização” da gestão neste início de ano, com a presença em massa de aliados cotados como candidatos e que ficaram pelo caminho no pleito de 2024. O governo Casagrande, hein…já está maior que “coração de mãe…

Mais

No mesmo Diário Oficial, saiu ainda a nomeação do ex-prefeito de Nova Venécia (noroeste do Estado) André Fagundes, agora o novo diretor-geral do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus (região norte). Fagundes é do partido aliado de Casagrande, o Podemos, e foi derrotado em 2020 pelo nome do PSB, Lubiana Barrigueira.

Na cadeira

Outro aliado que já havia sido anunciado, porém para o primeiro escalão, tomou posse nesta segunda. Trata-se do ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), Victor Coelho (PSB), o novo secretário estadual de Turismo. Coelho, como se sabe, não conseguiu eleger sua candidata à sucessão, Lorena Vasques, que agora virou sua sub. Ele é outro nome da lista das próximas eleições, assim como Lorena.

Tudo igual

Ao que tudo indica, as escolhas das comissões da Assembleia Legislativa seguirão nas mesmas mãos, com pouquíssimas mudanças. Uma delas, que citei aqui na semana passada, é um exemplo da mesmice. Fabrício Gandini (PSD), novo vice-líder do Governo, permanecerá à frente do colegiado de Meio Ambiente. Citei aqui e repito: passa ano, entra ano, ninguém encara de fato as poluidoras do Estado!

Novela

A propósito, os raros nós das definições têm causado tanto problema, assim? Mais uma sessão ordinária nesta segunda, e de novo, nada das confirmações e anúncios das composições. Agora, dizem que vai acontecer nesta terça (18). A conferir!

Novas rodadas

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), futuro presidente do União Brasil, segue no tête-à-tête com lideranças políticas. Depois do deputado federal Evair de Melo (PP), oposição ao seu aliado, governador Casagrande, ele recebeu o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), quem vai substituir no novo partido, e o presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória.

No lucro

Rigoni, vale lembrar, arrumou uma boia de salvação com o acordo costurado por Casagrande e Marcelos Santos (União), que envolveu a eleição à Assembleia e o União Brasil. Com a entrada de Euclério, o secretário está garantido na diretoria do partido, após um fiasco de atuação, e ficou livre de qualquer intervenção da Nacional e ainda de perder o posto para Marcelo, como circulava no mercado há meses.

Alvo

Em Vila Velha, o Coletivo em Defesa da Educação de Vila Velha convoca manifestação para o próximo dia 26, às 11h, em frente à prefeitura. Em pauta, o reajuste salarial dos servidores; a climatização das salas de aula; e o aumento salarial de 90% de Arnaldinho Borgo, do vice, Cael Linhalis (PSB), e do secretariado.

Pelas ruas

Os políticos estão por aí nos blocos e eventos de Carnaval. Em Vitória, a descida da Piedade, no Centro, nesse domingo (16), atraiu as presenças de sempre, como vereadores e deputados do PT – Helder Salomão, Iriny Lopes, Karla Coser e Joscelino. Em Vila Velha, Dr. Hércules (PP) circulou por ensaio na Barra do Jucu, área que costuma correr atrás de votos. E muito mais…

Nas redes

“Faltam pouco mais de 10 dias para o Carnaval, e a prefeitura parece que se esqueceu dos blocos de rua. Alguém viu a programação por aí? Estranho, né?! Será que é só esquecimento ou uma tentativa de apagamento? (…)”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol, sobre mais um ano de omissão de Pazolini em relação aos blocos do Centro de Vitória.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas