Os moradores de Vitória, ou melhor, seus cães, estão prestes a ganhar um novo espaço na cidade. O vereador Serjão Magalhães (PSB) formalizou proposta ao prefeito Luciano Rezende (PPS) para a criação de uma área específica para cães no recém-inaugurado Parque Chácara Paraíso.
“No local, acompanhados dos donos, os animais poderiam passear, tomar sol e conviver com outros cachorros”, disse o vereador.
Conhecido por reivindicar espaços para os cães, os chamados “ParCães”, o vereador já propôs a criação de parques de recreação na Praça dos Namorados e no Tancredão. A proposta do vereador é criar áreas específicas para a recreação dos cachorros sempre acompanhados por seus donos.
Em 2011, quando a primeira proposta foi feita, sem sucesso, a ideia era criar áreas separadas para cães de maior e menor porte, ambas com lixeiras espalhadas, e um portão que leva a uma nova área, pequena, criada para evitar a fuga dos animais. Do lado de fora, haveria um bebedouro.
“O ParCão é um projeto que deve ser visto com maior atenção pelo Executivo municipal, pois a circulação de cães em locais públicos já causou diversos acidentes. Mas não se pode impedir que os donos levem seus cães para passear e se exercitar. Por isso, é necessária a criação de locais específicos para o lazer dos cães”, enfatizou o vereador.
Em Curitiba, Paraná, o espaço é chamado popularmente de “Parcão”. A área foi implantada nos fundos do Museu Oscar Niemayer (MON), em 2004. No local (foto acima), os cães podem ficar soltos sem coleira e sem focinheira. Para frequentar o local é exigido apenas que os proprietários levem sacolas para recolher as fezes do animal.